Homem contraiu uma variante da “doença da vaca louca” por ingestão de carne infectada

Um homem de 61 anos de Nova York morreu devido a um distúrbio cerebral raro e fatal após comer cérebros de esquilo.

De acordo com o Live Science, o homem que tinha como hobby a caça de animais, foi levado para um hospital da rede Rochester Regional Health em 2015, reclamando que estava com problemas para pensar, falar e andar.

Os médicos o diagnosticaram com Creutzfeldt-Jakob (vCJD), uma doença degenerativa causada por proteínas infecciosas chamadas príons. Apenas algumas centenas de casos de vCJD foram relatados, e a maioria estava ligada ao consumo de carne contaminada no Reino Unido nos anos 80 e 90. (Nas vacas, a vCJD é comumente chamada de “doença da vaca louca”.)

A família do paciente disse aos médicos que o homem tinha o hábito de comer o cérebro de esquilos que caçava.

O caso veio a público no início deste mês na IDWeek 2018, uma conferência internacional sobre doenças infecciosas. No evento, a Dra. Tara Chen, médica residente do Rochester Regional Health e principal autora do relatório afirmou que “não está claro se o homem consumiu todo o cérebro de esquilo ou apenas carne de esquilo que foi contaminada com partes do cérebro de esquilo.”

Cerca de um em um milhão de pessoas em todo o mundo é infectado por vCJD, com apenas 350 casos ocorrendo anualmente nos EUA.