A maior onda da história: Rodrigo Koxa consagrado no XXL

Por HARDCORE

A bomba descida pelo paulista do Rodrigo Koxa Guarujá em 8 de novembro do ano passado em Nazaré não apenas venceu a edição de 2018 do WSL Big Wave Awards, realizada neste sábado, na Califórnia.

Com a medição de 80 pés feita pela organização, ela bateu oficialmente o recorde de Garrett McNamara, também em Nazaré, com uma onda de 78 pés em 2011.

Reveja abaixo a onda que consagrou Rodrigo Koxa e o levou ao topo do surf de ondas grandes.

O jundiaiense ganhou o cobiçado prêmio Quiksilver XXL Biggest Wave, no Big Wave Awards, da World Surf League (WSL) pouco demais, em 30 de abril de 2018. Koxa teve a sua onda oficializada pelos juízes da Big Wave Awards, sediados em Santa Monica, CA, como a maior já surfada na história. Ele agora detém a posição no Guinness World Records de ter surfado a maior onda da história da World Surf League.

O feito foi declarado como o novo recorde mundial e rendeu uma ampla homenagem na cidade de sua residência, Guarujá, onde foi desfilou em carro aberto em uma carreata ao longo da orla da cidade, tendo sido recebido pelo prefeito.

Em agosto de 2010, Koxa havia alcançado outro recorde. No Chile, ele surfou a maior onda já vista naquele país, estimada em mais de 60 pés de face, o que equivalente a 21 metros, lhe rendendo o recorde de maior onda surfada da América do Sul.