Tremor nas alturas

Em expedição pelas montanhas do Tibet, nosso colunista Maximo Kausch presenciou o forte terremoto que atingiu a Índia e o Nepal

De acordo com o site Alta Montanha, nosso colunista Maximo Kausch presenciou o forte terremoto de magnitude 6.9 que atingiu o norte da Índia e o Nepal no último dia 18 de setembro. O escalador, que é um dos criadores do Alta Montanha, estava em expedição pelo Shishapangma (8.027 metros).

Maximo e sua equipe encontravam-se no alojamento, por volta das 18h (horário local), quando a terra tremeu. Eles observaram três ou quatro avalanches e só descobriram, de fato, o que estava acontecendo na manhã do dia seguinte. Apesar do susto, ninguém saiu ferido, e a expedição continua a milhão.

Em sua conversa com o site Alta Montanha, Maximo contou que "subiu do acampamento 1 para o 2 para verificar o estrago das avalanches e percebeu que, entre 6.600 e 6.800 metros, a rota foi interrompida e todo material que estava por lá foi levado pelo deslizamento. Ele reabriu a rota e conferiu que nada ocorreu com o acampamento 2".


SUSTO: No Shishapangma, nosso colunista presenciou tremor de terra