Aprenda nós seguros para ter em seu repertório

Texto e fotos por Emily Reed*

Da escalada à pesca e até em aplicações médicas, os nós têm uma infinidade de usos. A civilização maia até os trabalhavam em matemática, utilizando cordas com nó chamadas quipus para registrar números. Você pode não estar realizando cálculos difíceis com eles, mas aprender esses cinco nós importantes pode atendê-lo bem em sua próxima aventura outdoor.

# 1. Nó Pescador Duplo

 

Como usar

Este nó une duas cordas de igual diâmetro.

Instruções

Coloque as extremidades das duas cordas de modo que pelo menos uma ponta esteja paralela entre si. Enrole uma das cordas ao redor da outra corda duas vezes e, em seguida, puxe extremidade de volta pelo enrolamento que acabou de fazer. Puxe este nó apertado. As bobinas feitas pela corda devem formar um X no topo do nó com cerca de três a quatro centímetros de ponta da corda. Agora, monte o mesmo nó com a segunda corda, prendendo-a à primeira corda acima do primeiro nó e certificando-se de que as bobinas criam um X. Aperte os dois nós para um nó limpo de Duplo Pescador.

# 2. Nó Volta do Fiel (famoso nó de arraia)

Como usar

Este nó é útil para anexar rapidamente uma corda a um poste, tronco ou outro objeto fixo.

Instruções

Comece enrolando a extremidade livre da corda ao redor do poste. Cruze a corda sobre si e ao redor do poste novamente na mesma direção. Para terminar o nó, deslize a ponta livre da corda sob o envoltório que acabou de fazer e puxe bem. Se você fez este nó direito, você deve ver dois pedaços paralelos de corda com uma corda perpendicular passando sobre eles.

# 3. Nó Oito duplo

Como usar

Este nó é o padrão para amarrar na cadeirinha de escalada.

Instruções

Comece fazendo um laço a cerca de um metro do final da corda, passando a ponta livre por cima da corda da esquerda para a direita, passando a extremidade por baixo dela da direita para a esquerda e depois para baixo pelo laço que você criou. Neste ponto, você deve ter um nó padrão de oito e oito a um metros e meio da ponta da corda. Se você estiver prendendo a corda a um objeto, passe o laço em volta dele agora. Em seguida, refaça o seu número original de oito nós com a extremidade livre da corda. Quando terminar, puxe os quatro fios firmemente.

# 4. Nó de Caminhoneiro

Como usar

Este nó é ótimo para fixar itens no bagageiro do seu carro ou amarrar varetas de barracas. Ele oferece uma vantagem mecânica de três para um para maximizar sua energia – a força que você exerce ao reduzir-se é multiplicada por três através do nó.

Instruções

Comece fixando um lado da corda ao seu objeto fixo, como um pára-choque de carro ou um laço fixo no corpo da sua barraca, com um nó semelhante ao da figura oito, acima. Aproximadamente na metade do comprimento da corda, faça um laço e passe uma corda através dele, depois puxe o laço apertado ao redor da reentrância. Isso deve deixá-lo com um laço fixo e metade da sua corda ainda está livre. Em seguida, passe a ponta livre da corda em torno de outro ponto fixo – como uma estaca de barraca ou um pára-choque de carro – e passe-a de volta através do laço fixo criado pelo cano que você puxou anteriormente. Puxe a extremidade livre até o limite que você deseja para apertar a carga, então amarre uma figura oito em torno de ambas as cordas para finalizá-la.

# 5. Nó Quadrado

Usar

O nó mais comum nesta lista, o uso regular do nó quadrado é a combinação de duas cordas juntas. Esse nó não deve ser considerado como suporte de peso, mas pode ser extremamente útil durante o camping.

Instruções

Coloque as duas cordas paralelas umas às outras, com as pontas soltas em direções opostas e pelo menos 15 centímetros de corda em ambos os lados. Comece o nó, cruzando o fio direito sobre e sob a esquerda uma vez. Para terminar o nó, cruze a esquerda e a direita uma vez e puxe os quatro fios ao mesmo tempo. As extremidades de cada corda devem estar do mesmo lado quando você terminar.

*Texto publicado originalmente na Outside USA.