Ser inovador com itens do dia a dia pode ser fundamental para a sua sobrevivência

Por Tyler Moss*

Há um grupo de pessoas que acredita que, em um mundo de desastres naturais extremos, estar pronto para qualquer catástrofe – natural, artificial ou outra – é mais do que apenas uma precaução. É algo necessário. 

Uma dessas pessoas é Creek Stewart, proprietária da Willow Haven Outdoor School for Survival and Preparedness e autora do livro “Build the Perfect Bug-Out Bag”Stewart ensina truques e o que se deve fazer em casos de desastres, ensinando indivíduos e grupos a sobreviverem.

Às vezes isso significa fazer algumas gambiarras e adaptar itens domésticos comuns, até mesmo o lixo, quando equipamentos especializados não estão à mão. “A inovação pode ser a habilidade de sobrevivência mais importante”, diz Stewart. Então, se você acha que o mundo está chegando ao fim ou apenas quer se preparar para um acidente no meio do mato, você precisará dos seguintes objetos do dia-a-dia em sua mochila.

Máscara com o bojo de sutiã

Sobreviventes podem enfrentar sérios problemas respiratórios como resultado da respiração de fumaças tóxicas, concreto pulverizado, partículas e poeira. “Acredite ou não, o bojo de um sutiã pode fazer uma máscara impressionante”, diz Stewart. A maioria dos modelos tem o tamanho perfeito para cobrir o nariz e a boca, e as alças podem ser usadas para amarrar na cabeça.

(Cortesia de Creek Stewart)

Embalagem de chiclete + pilha = fogo

No meio de uma catástrofe, um pacote de Trident do tipo Sensations tem um propósito muito maior do que simplesmente enganar o estômago e refrescar o hálito. Use a embalagem de papel do chiclete que tem um lado laminado para provocar um curto-circuito em uma pilha AA e criar uma chama. Primeiro, corte a embalagem em uma forma de ampulheta e toque o papel alumínio nos terminais positivo e negativo da pilha. A corrente elétrica causará uma breve chama no papel. 

(Cortesia de Creek Stewart)

Fogareiro com lata de atum

Em caso de falta de energia, ou se as baterias da lanterna descarregarem, uma lata de atum pode fornecer horas de luz. Faça um pequeno buraco na tampa de uma lata de atum cheia de óleo, depois enrole um pedaço de jornal de dois por cinco centímetros em um formato de pavio. Enfie o papel no buraco, deixando dois centímetros expostos. Espere até o óleo encharcar o topo do pavio, depois acenda com fósforos. “Sua nova lâmpada a óleo vai queimar por quase duas horas”, diz Stewart, “e você ainda pode comer o atum depois”.

(Cortesia de Creek Stewart)

Purificador com garrafa PET e luz solar

Manter-se hidratado deve estar entre as prioridades após um desastre. (O ser humano em  média só pode sobreviver dois ou três dias sem água.) Use uma garrafa de plástico vazia para filtrar a água das plantas, da terra ou até da lama, removendo sais e metais pesados. Corte o fundo da garrafa e dobre a parede da garrafa alguns centímetros para o interior. Em seguida, coloque garrafa em uma poça de lama ou água salgada e espere o sol fazer o seu trabalho. A água evaporada irá se acumular no interior da garrafa, escorrer pelos lados e ficando dentro das dobras. 

(Cortesia de Creek Stewart)

Sinal de luz com pacote de salgadinho

Quando se está perdido no meio do mato, a comida é um bem valioso. No entanto, sob as circunstâncias corretas, um pacote de batata frita pode ser melhor usado como um sinal de fogo do que como um lanche. “Uma única sacola pode ajudar a fazer as chamas iluminarem melhor”, diz Stewart, “e à medida que a fumaça sobe, use o interior da embalagem brilhante do salgadinho para refletir o fogo como um farol para resgate via aéreo.”

(Cortesia de Creek Stewart)