SUPERAÇÃO: Conner e Cayden cruzam a linha de chegada (FOTO: Facebook Team Long Brothers)
Os irmãos Conner e Cayden Long praticam o verdadeiro triathlon em família. Conner tem 9 anos de idade, e Cayden, 7. A diferença entre eles, no entanto, é que, aos 4 meses, o caçula foi diagnosticado com um tipo de paralisia cerebral que o deixou incapaz de falar e andar normalmente.
Mas Conner parecia acreditar que os esportes pudessem ser uma excelente maneira de eles se manterem juntos. O que parecia um sonho distante começou a se tornar realidade depois que Conner viu o anúncio de uma prova de triathlon infantil, na revista que a mãe folheava, no começo de 2011. “Nessas horas não tem como você dizer ‘não’ ao seu filho”, lembra a mãe, Jenny.
Para Conner, aquilo só teria sentido se o irmão estivesse junto. Então, depois de serem orientados por um treinador, que ajudou Conner e Cayden a serem um só atleta durante a natação, ciclismo e corrida, os irmãos cruzaram a primeira linha de chegada, em junho de 2011. Cayden estava sorrindo em seu trailer, enquanto Conner socava o ar de alegria. “Este é o meu momento favorito”, recorda o irmão mais velho. “Porque eu sabia que podia terminar a prova.”
Até hoje a dupla já competiu em 14 provas de triathlon e se tornou uma espécie de celebridade. Os irmãos motivam e emocionam qualquer pessoa que divide o mesmo ambiente com eles – não tem como ser diferente. Em 2012, eles foram laureados pela renomada revista Sports Illustrated como “as crianças esportistas do ano”. Conner já ouviu centenas de elogios por tudo o que fez e faz pelo irmão. Mas o menino parece não querer estar no centro das atenções, já que, para ele, nada se compara a ver o sorriso no rosto do irmão. E ele já sonha com o Ironman.