Começa temporada de escalada no Himalaia

Começa temporada de escalada no Himalaia


Everest: que tal dar um pulo lá?

Pouco a pouco o sol começa a brilhar mais intensamente nas geladas montanhas do Himalaia. É começo de primavera no Hemisfério Norte e já dá para sentir o rebuliço das expedições que aterrisam na região com o objetivo de escalar alguns dos picos mais desafiadores da Terra – entre eles o Everest, com 8848 metros de altura. Um dos aventureiros que se propõem (de novo!) a conquistar a montanha mais alta do planeta nesta temporada é Alan Arnette, experiente escalador baseado no Colorado (EUA) que desembarcou recentemente em Katmandu. Em seu blog, ele conta que já pôde testemunhar o clima ainda mais caótico e barulhento em que a capital do Nepal geralmente se encontra nesta época do ano. Integrante da equipe IMG, Alan garante que as condições climáticas melhoraram desde a sua chegada e, com isso, os vôos para os inúmeros picos da região puderam ser retomados após um período de tempo ruim.

O Brasil também terá representantes entre os montanhistas que desafiarão o Everest em 2011. Entre eles, está Rodrigo Raineri, um dos oito escaladores a atingir o topo do mundo em 2008. Ele lidera a expedição brasileira que partiu no último dia 27 de março e promete uma eletrizante novidade na descida: saltar de parapente do cume.

Apesar do ar festivo causado pela abertura da temporada de escalada ao Everest no final do mês de março, dados apontam uma diminuição de até 25% no número de escaladores que desafiarão o monte em 2011, em relação aos anos anteriores. Especialistas responsabilizam os altos preços para subir o Everest e a crise global recente como os principais fatores para a baixa de aventureiros. Essa redução talvez sirva de incentivo a Raineri, que promete atrair olhares do mundo todo para mais uma de suas façanhas. Boa sorte para ele.