Enrosco no Himalaia

Paragliders norte-americanos são presos na Índia

Fotos: himalayanodyssey.org

Dia 16 de março, dois experientes paragliders norte-americanos foram presos depois de aterrissar no estado indiano de Sikkim. Brad Sender e Eric Reed completavam a última perna da expedição Himalayan Odyssey, na qual sobrevoaram, desde o ano passado, uma grande extensão da cadeia montanhosa mais alta do mundo (veja o vídeo abaixo).

Segundo o jornal indiano The Telegraph, eles teriam violado regras de imigração, já que vieram do Nepal sem passar por um posto de controle – norma vigente para todos que adentram o território indiano. Brad e Eric garantem que estavam com os vistos válidos e que tinham autorização para estar ali. De qualquer forma, o mal-entendido continua armado, e eles estão detidos num quartel da polícia.

Segundo o site oficial da expedição, eles têm acesso aos seus telefones, mas os passaportes e equipamentos de voo foram confiscados. Para voltar para casa, ainda deverão pagar uma fiança equivalente a US$ 2.000. Saiba mais detalhes do caso e da expedição em himalayanodyssey.org


Brad Sander Eric Reed