Casas do fim do mundo


ATÉ QUE NÃO É MAL: Quarto construido em abrigo subterrâneo

Terremotos, acidentes nucleares, guerras mundais, apocalipses sem fim e até a possível chegada de extraterrestres. Essas são algumas das razões para muita gente cultivar um sonho para lá de estranho: ter sua própria casa-bunker.

Tratam-se de abrigos, quase sempre subterrâneos, construídos para proteger a vida humana de qualquer perigo.

Já existem diversas empresas especializadas nisso, principalmente nos EUA. Segundo Sharon Packer, da Utah Shelter Systems, os abrigos variam de tamanho, podendo chegar a 50 metros de comprimentos. De forma geral, entre os compradores não estão paronóicos apocalípticos – adeptos do antigo calendário maia, por exemplo –, mas indíviduos comuns, entre eles o astro Tom Cruise. “Estamos surpresos com o número de advogados e pessoas da área médica que procuram nossos abrigos (cerca de 75%)”, explica Sharon. “São profissionais e pais de família querendo proteger suas esposas e filhos.”

O modelo mais barato vendido pela Radius Engeneering, também dos Estados Unidos, custa cerca de US$ 112 mil. É um abrigo pré-fabricado para oito pessoas. O ambiente inclui uma cozinha completa, banheiro, além de todos os itens necessários para seis meses de vida subterrânea.

A empresa Vivos Command criou modernos abrigos que incluem quartos privados com camas, um banheiro e uma cozinha, bem como acesso a um hall de uso comum. Preparados com comida e água suficientes para um ano, cada abrigo tem uma adega, uma sala de teatro, instalações médicas e dentais, além de oferecer cirurgiões e dentistas.


BATE-PAPO: Sala para conversa construída para moradores de um abrigo subterrâneo


SOCORRO: Área do abrigo com médico e dentista para os moradores

Assista a seguir um vídeo de divulgação da construtora Vivos Underground Shelter Command.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo