Mundial de stand-up paddle surf no Brasil


É BRASIL: Leco brilhou na etapa brasileira do circuito mundial de stand-up, em Maresias

Pela primeira vez o Brasil sediou uma etapa do circuito mundial de stand-up paddle surf. O campeonato que leva a chancela da Waterman League – entidade que divulga e promove a cultura de esportes praticados no mar – aconteceu na praia de Maresias, litoral norte de São Paulo.

O Brasil foi representado por Leco Salazar, de Santos, pelo atleta local Carlos Bahia, pelos irmãos Caio e Ian Vaz, do Rio de Janeiro, por Alexandre Takeo “Magrinho”, de Garopaba, e por Renato Wanderley, de Santos, entre outros.

Carlos Bahia é um dos brasileiros que vêm se destacando bastante no esporte, tanto no país de origem quanto no cenário internacional. Magrinho participou de algumas etapas internacionais, obtendo bons resultados. Mas foram Renato Wanderley, Leco Salazar e o gaúcho Luis Saraiva que representaram o Brasil na final, que contava ainda com o havaiano Kai Lenny.

A bateria decisiva teve meia hora de duração, em que cada atleta podia surfar até oito ondas. O Kai mandou algumas manobras que só ele sabe fazer, mas caiu bastante e acabou sendo prejudicado por isso. O Leco foi favorecido pelas ondas um pouco maiores do que meio metro, sua especialidade, e ficou com título da etapa. Além disso, querendo ou não, quando você compete em seu país, o apoio da torcida conta muito. E a praia inteira torcia pelo Leco.

Mesmo assim, Kai garantiu o bicampeonato mundial do circuito, feito que até hoje só ele, que tem apenas 19 anos, conseguiu realizar – este ano ainda com uma etapa de antecedência. Na derradeira, que acontece no fim de novembro em Big Island, no Havaí, ele apenas cumprirá tabela.

Além de coroar o campeão mundial, a perna do mundial de SUP em Maresias colabora ainda mais com o crescimento do esporte no país. A cada dia, mais empresas investem em atletas e no desenvolvimento de produtos. Agora é esperar pela próxima.

Alessandro Matero, o Amendoim, é treinador e atleta de SUP e canoagem havaiana







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo