Viagem

Tendências de viagem: os 10 destinos brasileiros mais procurados no inverno

O frio já está batendo na porta e a maior parte do Brasil percebeu bem isso após a queda brusca de temperatura da semana passada. Oficialmente, o inverno começa em 21 de junho, em uma época de férias escolares e alta de procura de viagens nos diferentes destinos no país.

+ 10 dicas de lugares para treinar de dia e curtir um friozinho à noite

+ 13 aventuras em um México que você não conhece

+ Quer aprender a mergulhar? Conheça 5 destinos no Brasil

Com isso, a Booking.com fez um levantamento para descobrir quais destinos nacionais estão na mira dos viajantes brasileiros para os mês de julho, em pleno inverno. A informação se refere a buscas realizadas por turistas brasileiros na plataforma nas duas últimas semanas de abril e não necessariamente significam reservas.

Ainda assim, você, viajante, pode se programar melhor se quiser partir para algum desses lugares ou fugir do movimento e escolher uma cidade menos procurada.

A lista revelou um equilíbrio entre destinos de frio e aqueles que são abençoados com o calor mesmo em tempos de inverno. No topo do ranking está Campos do Jordão (SP). Famosa pelas baixas temperaturas, a cidade é uma boa opção para quem gosta de degustar bons vinhos e chocolates.

Em segundo lugar também ficou um destino de inverno, uma das localidades apontadas como tendência para viajantes do mundo todo em 2022: Gramado, no Rio Grande do Sul.

O Top 3 termina com o Rio de Janeiro (RJ), a capital mais procurada para quem quer fugir do clima gelado, curtindo uma praia e os agitos da cidade.

Cidades litorâneas como Porto de Galinhas, Maragogi, Salvador e Fortaleza também estão entre os destinos mais procurados para fugir do frio.

“Este levantamento, aliado a outras pesquisas e estudos que fazemos para entender o comportamento do viajante brasileiro, endossam nossa percepção de que o turismo vem se recuperando e demanda por viagens domésticas ainda seguirá como uma tendência nos próximos meses. Nós acreditamos em um período de férias de meio de ano bem movimentado”, comenta Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com no Brasil.

As reservas na plataforma em todo o mundo em abril superavam os 15% comparado a este mesmo período de 2019, antes da pandemia, o que indicaria um recorde para esta época do ano. Além da alta nas buscas, outra tendência identificada pela Booking é a utilização dos dispositivos móveis no planejamento das viagens.

Veja a lista dos 10 destinos mais procurados no inverno brasileiro:

1) Campos do Jordão (SP)

Foto: shutterstock

Além de todo o potencial gastronômico de inverno e arquitetura com influência europeia, Campos do Jordão tem parques públicos para fazer trilhas e observar a flora e a fauna locais, além de áreas privadas que oferecem uma longa lista de atividades. Você pode praticar arco e flecha no Tarundu e arvorismo no Rancho Santo Antônio, por exemplo. São dezenas de atrações, sem contar os roteiros de quadriciclo que exploram a cidade muito além do centrinho apinhado de gente.

+ Banco Master Rocky Mountain Games abre inscrições para etapa de Campos do Jordão

2) Gramado (RS)

Foto: Luciana Silva Rodrigues / Shutterstock.com

A cidade de inverno no sul do país é muito conhecida por ter opções excelentes de hospedagens, além de oferecer ótimos restaurantes. No entanto, Gramado não é um destino só para quem busca tranquilidade. Para os que gostam de adrenalina, lá tem trilhas, além de atividades como parque de neve, tirolesa e arvorismo.

3) Rio de Janeiro (RJ)

Foto: shutterstock

O Rio de Janeiro não só continua lindo como também é um destino para aproveitar o calor o ano inteiro. As atrações da cidade são infinitas. Além dos conhecidos Cristo Redentor e Pão de Açúcar, a capital é excelente para quem gosta de praticar diferentes esportes, como surf, skate, corrida ou trekkings no meio da natureza.

4) Monte Verde (MG)

Foto: shutterstock

Monte Verde é uma daquelas cidades de inverno que também tem aquele ar suíço e mordomias da boa. Com boas opções de hospedagens e restaurantes, o destino tem uma enorme araucária (árvore típica das bandas frias do sul do país), que fica bem no meio da estrada de acesso à Monte Verde. Lá, o viajante pode aproveitar diversas trilhas e cachoeiras, no meio da Serra da Mantiqueira.

5) São Paulo (SP)

Foto: Shutterstock

A “selva de pedra” é um excelente destino para quem busca passeios mais urbanos, como cinema, teatro, museus. Além disso, São Paulo também é uma das melhores cidades do mundo no quesito gastronomia. Para quem gosta de esportes, o Parque do Ibirapuera pode ser uma boa pedida para praticar exercícios ao ar livre.

6) Porto De Galinhas (PE)

Foto: shutterstock

Mais um destino que mostra que o brasileiro gosta do verão o ano todo. Porto de Galinhas é um lugar perfeito para descansar diante de um cenário lindo. Com diversas praias com águas cristalinas e calmas, o local é muito procurado por famílias. Também é possível fazer passeio de buggy e conhecer o charmoso centrinho da cidade.

7) Caldas Novas (GO)

Foto: JeromeChateau / Shutterstock.com

Caldas Novas é conhecida por ser um daqueles destinos paradisíacos de águas termais, mas também é um local procurado por conta de parques aquáticos. Lá fica o Water Park e o Diroma Acqua Park. O destino é cercado de natureza e conta com o Parque Estadual Serra das Caldas, uma boa pedida para quem gosta de piscinas naturais e cachoeiras.

8) Maragogi (AL)

Foto: shutterstock

Conhecido como o Caribe brasileiro, Maragogi faz jus ao título, com suas praias paradisíacas de águas cristalinas. Uma das principais atrações turísticas para quem visita a costa de Alagoas é o passeio às piscinas naturais, áreas protegidas nas quais é possível ver de perto os corais e a vida marinha. Outra experiência divertida é fazer um tour de buggy para conhecer as praias da região.

9) Salvador (BA)

Foto: shutterstock.com

Salvador é uma cidade lindíssima que conta com muitos passeios históricos. Além do Pelourinho, vale a pena visitar o Mercado Modelo e o Forte da Barra. Diversas praias com visuais de coqueiros também completam o visual da cidade. Outra boa pedida é uma passadinha na Basílica do Senhor do Bonfirm.

10) Fortaleza (CE)

Foto: shutterstock

Fortaleza é uma cidade cheia de feirinhas de rua para passear. Além disso, as praias da cidade litorânea podem ser boas pedidas, principalmente para aqueles que apreciam surf, windsurf, mergulho e kitesurf. Aliás, essa região tem uma das melhores condições do Brasil para práticas de esportes aquáticos com vento.

This website uses cookies.