Pergunte a um nutricionista: os sucos detox são realmente uma boa ideia?

Pergunte a um nutricionista: os sucos detox são realmente uma boa ideia?
Foto: Shutterstock

Se você abriu as redes sociais recentemente, provavelmente já viu muitos anúncios de sucos detox aparecendo em seus feeds. Mas essas bebidas são realmente um atalho para um “novo você” ou apenas mais um erro? Pedimos à nutricionista Peggy Kostopoulous, autora de Kitchen Cures: Revolutionize Your Health with Foods that Heal.

+ Exagerou no chocolate? Saiba o que fazer

+ Como evitar a dor muscular depois de pedalar

+ Renan Souza fala sobre resgate de guarda-vidas em São Conrado

Os sucos detox são uma boa ideia?

Isso depende de por que e como você está fazendo um suco detox. Se você precisa da disciplina de um “suco de limpeza” para redefinir seus hábitos alimentares, limpezas de um a três dias são a dose perfeita. Uma limpeza é o processo de limpas as toxinas acumuladas em seu corpo que podem vir dos aditivos e produtos químicos usados em alimentos processados. Suco recém-prensado, consistindo principalmente de verduras, envia uma onda de nutrientes ao seu corpo; ele fornece uma injeção de vitaminas, minerais e fitonutrientes que você pode não estar recebendo de outra forma.

A limpeza do suco é um esforço consciente para reduzir a ingestão de toxinas enquanto aumenta a ingestão de alimentos ricos em nutrientes. Certifique-se de que o suco é orgânico, caso contrário, o conceito de limpeza está completamente errado. Sucos não orgânicos podem ser misturados com uma infinidade de pesticidas, geralmente em quantidades concentradas, porque você consumiria mais produtos do que consumiria em uma única sessão.

Além disso, seu corpo precisa de fibras. A fibra é essencial para manter seu sistema digestivo regular e também para o detox. A fibra se liga às toxinas e as elimina do seu corpo. Os sucos não contêm fibras, incluindo a fibra prebiótica essencial para a flora intestinal saudável, que permite que os órgãos eliminadores do corpo, como fígado, rins e cólon, funcionem adequadamente. É por isso que a limpeza com suco não é recomendada por mais de três dias. Como alternativa, você pode adicionar alimentos ricos em fibras, como chia ou linhaça, ao seu detox.

Eu pessoalmente adoro suco verde feito com couve, acelga, pepino, aipo e gengibre. É meu gotejamento de clorofila líquida que adiciono diariamente à minha dieta geral. Nossos corpos estão trabalhando em excesso para desintoxicar e neutralizar todo o estresse que sofrem diariamente. A melhor maneira de mostrar-lhes algum amor é eliminar substâncias nocivas e adicionar uma abundância de nutrientes. Comer alimentos orgânicos e livres de toxinas regularmente faz isso.

Texto de Vegetarian Times.

-Publicidade-