O que plantar em uma horta simples?

Por Dean Kuipers e Lauri Kranz, Outside USA

Foto: shutterstock

Quer cultivar sua própria comida, mas não sabe por onde começar? Se inspire nessas simples opções para fazer a sua horta e você terá uma despensa cheia em pouco tempo.

Plantar sua própria comida é uma experiência deliciosa. Não há nada como colher o primeiro tomate, ainda quente do sol, ou pegar algumas ervas frescas para adicionar a um prato.

+ Horta em apartamento: confira dicas para fazer a sua

+ Como a alimentação intuitiva pode mudar sua relação com a comida

+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate

De fato, uma simples horta caseira é capaz de proporcionar ótimas refeições, um mínimo de segurança alimentar, além de uma sensação única de alegria.

Não pense demais: o Brasil é um país privilegiado para o plantio! Encontre o local mais ensolarado onde você mora – no quintal ou numa janela que recebe luz do sol – e plante algumas sementes ou mudas em solo bom e orgânico. Com pelo menos cinco horas de sol por dia e algumas boas dicas, as plantas certas certamente vingam.

Nós dois administramos uma pequena fazenda urbana em Los Angeles e uma empresa chamada Edible Gardens LA que projetou, construiu e manteve hortas para inúmeras famílias nos últimos 16 anos. Aqui estão as cinco ‘comidas’ para os iniciantes plantarem.

Ervas

Foto: shutterstock

As ervas são um ponto de partida perfeito, porque você pode cultivá-las durante todo o ano: ao ar livre em climas quentes e em uma janela interna e até em regiões onde os invernos são frios.

Primeiro, compre algumas sementes orgânicas ou mudas, caso queira um início mais rápido e fácil. Comece pelos básicos que você geralmente usa em sua cozinha: alecrim, sálvia, salsa, tomilho, orégano, coentro, cebolinha e manjericão. Todos são fáceis de cultivar.

Encontre um vaso de terracota com pelo menos seis polegadas de profundidade ou, se o espaço permitir, 18 polegadas de profundidade para que você possa cultivar várias plantas em um vaso. (Dica: a hortelã precisa de seu próprio vaso, pois é super invasiva.) Nunca cultive alimentos em plástico, fibra de vidro ou madeira tratada, porque as toxinas desses materiais se infiltrarão no solo e em sua comida.

Encha o vaso com terra orgânica e semeie as sementes seguindo as instruções da embalagem. Se suas plantas estiverem dentro de casa, coloque uma bandeja de plástico embaixo delas para pegar a água que escorrer. Se você estiver cultivando ao ar livre no solo ou em um canteiro de madeira suspenso, regue bem três a quatro vezes por semana, dependendo do clima. (Confira nosso livro, Um jardim pode estar em qualquer lugar, para plantas e instruções sobre a construção de canteiros elevados.)

Nos dias mais quentes do verão, seu jardim precisará de água diariamente. Se você estiver cultivando em vasos, regue todos os dias. Certifique-se de alimentar suas plantas usando extrato de algas marinhas a cada duas semanas para repor os nutrientes no solo.

A cebolinha pode ser colhida cortando em linha reta, na base da planta, mas para todas as outras ervas, corte apenas o que você precisa, tirando algumas folhas ou alguns caules, e elas continuarão crescendo e você poderá apreciá-las durante toda a temporada.

Tomate cereja

Foto: shutterstock

Plantar tomates cereja é mais fácil do que você imagina. As variedades Sun Gold ou Sweet amadurecem mais rápido. Compre estas sementes e comece-as dentro de casa agora. Sim agora!

Você pode usar bandejas de sementes ou uma boa e velha caixa de papelão de leite cortada cheia de terra fresca. Dê a cada semente alguns centímetros de espaço. Após cerca de seis semanas, eles estão prontos para o transplante. (Importante: Tomates e outros vegetais mencionados aqui, exceto as ervas, não podem continuar a crescer dentro de casa. Eventualmente, eles vão murchar; eles precisam daquele sol mais quente.)

Para descobrir quando transplantar seus tomates, consulte um calendário de plantio on-line para determinar em que zona de cultivo você está: isso parece complicado, mas não é. Na hora certa, mova-os para uma panela grande (pelo menos 18 polegadas de profundidade), para um canteiro suspenso ou para o chão.

Se você estiver usando uma panela ou canteiro, tome cuidado para não colocar muito peso em cima de uma varanda ou telhado. Se você estiver plantando no chão, mexa o solo e misture bastante composto.

Mesmo um vaso grande seca rápido, então você precisará regar diariamente; em um canteiro elevado ou no chão, no entanto, você pode regar a cada poucos dias. Não se esqueça de um pouco de extrato de algas marinhas para nutrição a cada dois meses. Você estará comendo tomate cereja em três meses; outros demoram mais. Mas todos valem a pena!

Feijão-vagem

Foto: shutterstock

O feijão vagem (ou feijão verde) é arbustivo ou trepadeira. Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Regue e alimente-os como descrevemos com os tomates.

Os grãos do mato entram na colheita mais rápido, depois de cerca de três meses, e assim que começarem a produzir, certifique-se de colhê-los três ou mais vezes por semana: quanto mais você colher, mais a planta produzirá.

Não se deve comer vagens e feijões crus, pois estes contêm fitohemaglutinina, uma lectina tóxica. A fitohemaglutinina é destruída com o cozimento ou a fritura.

Pepino

Foto: shutterstock

Estes são tão fáceis de cultivar que vão lotar sua geladeira. Assim como a vagem, siga as instruções do pacote de sementes e coloque-as diretamente no solo, sem necessidade de germinar sementes, seja em um vaso grande ou canteiro elevado. Para economizar espaço, dê-lhes uma treliça de algum tipo para que ela comece a se entrelaçar, caso contrário, elas vagam por todo o lugar.

Regue e alimente seus pepinos da mesma maneira que você faz com tomates e outros vegetais listados aqui. Em cerca de 70 dias, você estará cortando o alimento para saladas, para desfrutar com gelo ou em um coquetel de verão.

Pimentas

Foto: shutterstock

Cultivar suas próprias pimentas mudará sua culinária. Elas podem ser cultivadas desde o início do verão até o clima esfriar, e nós as usamos em tudo.

Você pode começar a partir de sementes, mas nossas favoritas são mais fáceis de cultivar se você os comprar como mudas em seu viveiro local. Gostamos especialmente de jalapeño, serrano, habanero e pimenta tailandesa.

Para menos tempero, experimente habanadas leves, shishitos e pimentões, que são muito mais fáceis de cultivar do que as variedades de tamanho padrão.

Se você mora em um lugar com estações definidas, comece seus pimentões dentro de casa como faria com tomates, depois de seis a oito semanas, transplante-os em seu grande vaso, canteiro ou jardim no chão.

Elas precisam de água e comida assim como os outros vegetais mencionados aqui.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo