A justiça de Mendoza, na Argentina, autorizou uma menina de 12 anos a escalar o cume do Aconcágua. A pequena indiana Kamya Karthikeya vai tentar subir a montanha mais alta das Américas na sexta-feira (24), na cordilheira dos Andes.

A questão judicial surgiu quando a menina foi banida por ter menos de 14 anos de idade. Isto porque a regulamentação da montanha proíbe a subida aos menores de 14 anos, sem a autorização de um juiz da Família. Entretanto, outras 12 crianças já obtiveram decisões judiciais favoráveis ​​em duas décadas.

De acordo com o jornal argentino Clarín, Kaamya estava em Mendoza há três semanas, na companhia de seu pai, aguardando a decisão da justiça. A família alegou urgência na decisão, pois eles tinham uma passagem de volta no final do mês.

+ Quais os riscos para crianças e adolescentes em altitudes elevadas
+ Dicas para escalar o Aconcágua

A menina e seu pai devem subir pela chamada “Travesía Ruta Normal”, a encosta norte do Aconcágua, que pode ser feita a pé e não requer equipamentos especiais para escalar. De qualquer forma, como o resto dos alpinistas, a família deve estar acompanhada de um guia e ter um seguro de resgate.

Kamya já chegou ao topo do Kilimanjaro (Tanzânia, 5.895 metros), do Monte Elbrus (Rússia. 5.642 metros), o mais alto da Europa. E, de acordo com sua família, ela é considerada a mulher mais jovem a escalar o Stok Kangri, uma montanha de quase 6.156 metros no Himalaia, na Ásia. Sua expedição à Argentina faz parte de um projeto abrangente, chamado Sahas, que inclui uma viagem de esqui nos pólos norte e sul.

Perigo para crianças

Em outras temporadas, a autorização de menores para escalar o Aconcágua foi um procedimento rápido. No entanto, a exigência judicial mudou devido ao caso de um adolescente norte-americano que estava em risco de vida. Em janeiro de 2019, Henry Horvath, de 13 anos, sofreu um edema cerebral a 5.560 metros. Ele teve problemas para mover os braços e as pernas, não conseguiu fechar os olhos e sentiu a metade do rosto paralisar







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo