Destaques

1º Congresso Brasileiro de Trilhas reúne grandes especialistas do assunto em Goiás

A partir desta quarta-feira (25), a Rede Brasileira de Trilhas realiza a primeira edição do Congresso Brasileiro de Trilhas (CBT).

O evento irá reunir pela primeira vez os principais especialistas em trilhas de longo curso do Brasil e do mundo.

O encontro será realizado até o dia 29 de maio em formato híbrido: presencialmente, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO), e com transmissão online pelo canal da Rede no YouTube.

Durante o evento haverá apresentação de casos de sucesso, com ênfase nos pilares fundamentais para o desenvolvimento e estruturação das Trilhas de Longo Curso: Governança; Sinalização Padronizada e Manejo; Capacitação e Normas de Segurança; Empreendedorismo / Serviços de Apoio ao Turismo; e Marketing e Posicionamento de Mercado.

A Rede Brasileira de Trilhas conta com mais de 120 trilhas em diferentes estágios de implantação, em mais de 300 municípios de 25 das 27 unidades federativas do País e em todos os biomas brasileiros.

Leia mais

+ Outsiders: atletas e iniciativas que brilharam em 2021

+ Brasil terá quatro trilhas de longo curso

+ Trekking: Como planejar um dia de trilha

Já são mais de 5.500 km de trilhas implantadas, com uma expectativa de mais 20.500 km nos próximos anos. Entre elas, estão novos e velhos clássicos do montanhismo brasileiro, como Transcarioca, Caminhos da Serra do Mar, Caminhos dos Goyazes, Caminho de Cora Coralina, Caminhos dos Veadeiros, dentre muitas outras.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), no cenário pós-pandemia, os viajantes têm procurado destinos que oferecem maior contato com a natureza. Com isso, o mercado do ecoturismo e turismo de aventura é cada vez mais promissor.

Assim, as trilhas de longo curso têm como objetivo a conexão das paisagens, funcionando como ferramenta para conservação ambiental e, também, oportuniza aos municípios envolvidos a transformação do turismo local, com geração de desenvolvimento econômico e social.

Programação

O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas contará com palestras, minicursos, oficinas técnicas para gestores e voluntários, fóruns para acordos institucionais e visitas técnicas em trilhas de Goiás. Serão cinco dias de atividades simultâneas à Feira de Negócios, com parceiros dos setores público e privado.

Entre os nomes confirmados estão: a arquiteta referência no cicloturismo, Renata Falzoni; o especialista em marketing digital no Turismo, Thiago Akira; a cofundadora da Rota Vicentina, Marta Cabral.

Os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, neste link, onde também está disponível a programação do evento.

Serviço:

1º Congresso Brasileiro de Trilhas
Quando: 25 a 29 de maio de 2022
Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer – Avenida Jamel Cecílio, no 4490, Setor Fazenda Gameleira, Goiânia (GO), ou no canal da Rede no YouTube.

This website uses cookies.