5 alongamentos para fazer ainda na cama

alongamentos na cama
Foto: shutterstock

Começar o dia logo cedo pode ser complicado, não é mesmo? Você até pode gostar da ideia de fazer algumas posturas de alongamentos ainda na cama, ou de rabiscar pacificamente seu diário de gratidão e tomar café deitado na cama coberto com lençóis brancos e macios. Mas a realidade é que na maioria das manhãs é mais provável que você lute com seu despertador e mexa na máquina de café ainda grogue antes de pensar em tirar um tempo para si mesmo.

+ Saúde da mulher: as nuances para um estado de completo bem-estar
+ Banho quente ou frio depois do treino? Conheça os benefícios de cada um
+ Tomar café da manhã ajuda na performance?

Os começos — como o início de um dia — são momentos poderosos para criar o tom para o que esperamos que aconteça e para definir uma intenção para o que esperamos realizar. E, à medida que aprendemos cada vez mais com estudos recentes, percebemos que é fundamental reservar alguns minutos para nós mesmos todas as manhãs antes de, efetivamente, começar o dia.

E se definir sua intenção para o seu dia fosse tão simples quanto alongar seu corpo logo pela manhã? E se você nem precisasse sair da cama para fazer isso? A simples atitude de se alongar na cama por alguns minutos logo após acordar pode ter um impacto profundo no resto do seu dia, e essa sequência o ajudará a fazer exatamente isso.

5 alongamentos para fazer ainda na cama:

Ao reservar um tempo para se mover suavemente no início do dia, você está enviando uma mensagem subconsciente de que o autocuidado é sua prioridade. E lembre-se, nunca há um cenário perfeito. Você não precisa de 30 minutos, de uma casa silenciosa ou de cantos ao fundo. Você só precisa de si mesmo.

Alongamento lateral deitado

Foto: Mariana Broggi

Por que esse alongamento matinal ajuda: De acordo com pesquisas, somos mais altos ao acordar do que quando vamos dormir. Isso ocorre porque estamos lutando contra a gravidade à medida que nos movemos ao longo do dia, o que achata os discos, ou amortecimento, entre cada vértebra. A flexibilidade lateral é uma maneira adorável de se sentir no espaço extra que seu descanso proporcionou.

Como: Começando por cima ou por baixo das cobertas, coloque os braços acima da cabeça e agarre os cotovelos. Pegue as pernas mais largas do que os quadris e cruze o tornozelo esquerdo sobre o tornozelo direito, mantendo as pernas retas. Em uma expiração, incline-se para a direita, abrindo o corpo do lado esquerdo. Fique aqui por 10-15 respirações longas. Para sair, separe as pernas de volta em forma de V, troque o fecho dos cotovelos e repita do outro lado.

Postura da árvore deitado

Foto: Mariana Broggi

Por que este alongamento matinal ajuda: Essa postura ajuda a liberar suavemente os quadris, o que, por sua vez, traz mobilidade às pernas para que você possa suportar ficar em pé ao longo do seu dia. Descansar as mãos na barriga também é uma ótima maneira de começar a trazer a respiração e a consciência para o chakra do umbigo, que está relacionado ao seu senso de autoconfiança.

Como fazer:  De um Tadasana (postura da montanha, dobre o joelho direito e traga o pé direito em direção à parte interna da coxa esquerda. Deixe a coxa direita se soltar e afunde na cama para uma leve liberação da parte interna da coxa. mãos na barriga e respire fundo e profundamente com o abdômen. Fique aqui por 10-15 respirações antes de mudar de lado.

Posição do 4 sentado

Foto: Mariana Broggi

Por que este alongamento matinal ajuda: Esta postura abre o quadril e pode ser feita sentado na posição vertical ou com o peito dobrado para a frente, se quiser alongar ainda mais. Além disso, é especialmente útil para quem passa muito tempo sentado durante o dia ou para quem geralmente tem os quadris tensos – como grande parte dos corredores.

Como fazer:  Comece sentado na beirada da cama, com os dois pés afastados na largura do quadril. Cruze o tornozelo direito sobre a coxa esquerda e sente-se ereto. Faça algumas respirações aqui, lentamente permitindo que seu quadril se estique. Se desejar, leve as mãos para a Postura de Oração no peito e incline-se para a frente na dobra do quadril para aumentar a liberação do quadril direito. Alongue-se pela coluna e alcance o peito longe dos quadris e em direção à parede à sua frente. Fique aqui por 15 respirações, depois fique de pé e troque de lado.

Gato e Vaca Sentados

Foto: Mariana Broggi
Foto: Mariana Broggi

Por que este alongamento matinal ajuda: Com essa postura, você combinará respiração com movimento para começar a acordar sua mente e seu corpo.

Como fazer:  Comece sentado na beirada da cama com os pés afastados na distância do quadril. Coloque as mãos nos joelhos ou nas canelas e, ao inspirar, arqueie a coluna e levante o peito enquanto olha para cima. Em uma expiração, contorne a coluna e puxe os ossos do assento para baixo de você, dobrando a parte superior das costas e deixando o queixo cair no peito. Repita 10 vezes.

Uttanasana

Foto: Mariana Broggi

Por que este alongamento matinal ajuda: Aproveite este último momento precioso para ficar quieto e realmente mentalizar o que você quer trazer para o seu dia. Desenhar o coração simboliza liderar com o coração e soltar a cabeça em direção ao chão simboliza deixar sua mente ficar quieta.

Como fazer:  Sente-se na beirada da cama e, ao inspirar, estique os braços acima da cabeça. Em uma expiração, dobre para a frente em seus quadris. Você pode querer virar os pés um pouco para fora para ajudá-lo a dobrar um pouco mais. Ande com os braços para a frente na ponta dos dedos e use as mãos para puxar o coração para a frente. Deixe a cabeça pender, soltando a nuca e, o mais importante, curvando-se humildemente ao coração. Fique aqui por 15 respirações profundas.

 

-Publicidade-