Vídeo: Uma das corridas mais difíceis do mundo continua sem vencedores

Por Redação

Com 160 km distância, não parece ser a mais desafiadora das ultramaratonas. Mas a Barkley Marathon é realmente difícil. O tempo limite para realizar a prova são 60 horas. Os corredores são obrigados a completar cinco voltas em um percurso de 32 km, com bastante terra e acidentado. Um teste exaustivo e de resistência que só apenas 10 pessoas já terminaram desde a primeira edição em 1995.

A Barkley Marathon não é uma prova comum, a começar pela sua idealização. A corrida foi invetada pelo norte-americano Gary “Lazarus Lake” Cantrell que se inspirou no percurso de fuga de James Earl Ray, o assassino de Martin Luther King Jr. James escapou da Brushy Mountain State Penitentiary, mas foi recapturado 24 horas depois somente a 13 quilômetros da prisão. Gary então pensou: “neste tempo eu teria percorrido 100 milhas ou 167km”.

O recorde atual da prova foi em 2012, em 52 horas 3 minutos e 8 segundos. A prova de 2018 aconteceu no final de março e contina sem um novo vencedor. O vídeo abaixo foi produzido por um dos competidores. Ele conseguiu captar momentos importantes e intensos da prova. Confira:

Para saber mais sobre a Barkley Marathon, assista o documentário “The Barkley Marathons: The Race That Eats Its Young”. Veja o trailer: 

Leia Mais: Pisando em nuvens: um roteiro completo do Trekking de Las Nubes