Vale o registro

O cadastro online de bicicletas é uma boa opção para ficar menos preocupado com a bike

Somente quem já teve sua bike furtada conhece o sentimento de impotência ao retornar ao local de estacionamento e não encontrar sua querida bicicleta no lugar. Essa sensação tornou-se cada vez mais comum nas grandes cidades do país, porém vêm surgindo novas ideias que podem mudar essa realidade.

Uma das propostas é o registro online de bicicletas, onde o usuário cadastra sua bicicleta em um site. Esse conceito cria possibilidades reais de recuperar seu veículo e diminuir a chance de uma bicicleta roubada ser comercializada. A identificação é feita através do número de série fixado no chassi, e o alerta de roubo é feito pelo site.

O objetivo é estimular a mobilidade urbana segura, desestimulando os roubos e auxiliando na recuperação e devolução das bicicletas. Existem alguns sites que prestam esse serviço, como o Bike Registrada.

Outro site que está trabalhando com esta proposta é o da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, onde é possível consultar a situação da bicicleta através do número de série, com base no boletim de ocorrência registrado. O Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas é outro canal que registra os furtos. Seus dados revelam que as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba lideram o triste ranking de bikes roubadas no país.

É considerado crucial que os ciclistas tomem atitudes preventivas ao roubo: a principal delas é registrar o número de série da sua bicicleta na nota fiscal no ato da compra, para que seja possível identificá-la futuramente. E para tentar evitar ao máximo que o furto aconteça, é fundamental seguir medidas de segurança como estas.

 

COMPARTILHAR