A empresa de super carros mais quente do mundo fez um crossover

Por Matthew Scott*

O novo Urus da Lamborghini vai de zero a 100 km por hora em 3,6 segundos, tem o maior freio de todos os tempos em um carro já produzido, e é… um crossover de tração nas rodas ideal para toda a família. Eu o dirigi tanto em off-road com em uma pista de corrida para descobrir se é tão incrível (e prático?) dirigir como as estatísticas sugerem. 

O que é isso?

Retire os atributos de desempenho e o preço do Urus e você terá um crossover prático e fácil de dirigir. Sua plataforma é baseada no Audi Q8 e Bentley Bentayga (embora extensivamente modificado). Seu V8 duplo-turbo é semelhante ao encontrado no novo Porsche Cayenne Turbo. Todo esse compartilhamento do Volkswagen Auto Group é uma coisa boa, porque você poderá aproveitar o que a Lamborghini faz de melhor – estilo – sem ter que se preocupar com o que tradicionalmente é feito – confiabilidade. 

Apesar de todas essas partes compartilhadas, o Urus ainda soa, cheira e se sente como um Lamborghini. Embora um modelo com cinco assentos, um bagageiro traseiro e espaço para um cachorro. E, graças à tecnologia inteligente como a suspensão a ar ajustável em altura e modos de condução variável que alteram tudo, desde a entrega de energia até as configurações de tração nas quatro rodas, é capaz de transformar de um off-roader alto a um carro baixo e agressivo de um botão. 

Ah sim, e tem um preço inicial de US$ 200.000 (cerca de R$ 744.000). A Lamborghini nos diz que a maioria de seus clientes até agora já investiu cerca de US$ 40.000 em utilitários. 

Urus
Com sua suspensão a ar elevada e o sistema AWD imitando a função de 4WD, o Urus é realmente muito capaz em estradas de terra irregulares. Apenas não bata naquelas rodas grandes e caras com muita força em qualquer coisa. (Lamborghini)

Para quem é isso? 

Bem, é para pessoas ricas. Ela compete com SUVs de alto nível, como o Mercedes-Benz G-Wagen e o Range Rover, que podem ser classificados na faixa média de US$ 200.000. E o Urus enfraquece concorrentes verdadeiramente opulentos como o Bentley Bentayga e o Rolls-Royce Cullinan, que podem ver preços ao norte de US $ 400.000.

Comparado com todos os itens acima, o Urus é mais rápido, lida melhor e parece muito mais dramático. Mas também é tão prático, seguro e fácil de dirigir quanto um grande Audi, porque é baseado no mesmo chassi. E isso significa que a Lamborghini conseguirá dobrar seu volume de produção com essa coisa; a empresa espera que a maioria dos compradores da Urus sejam clientes iniciantes de sua marca. 

Urus
Este é o nosso ângulo menos preferido no Urus. Na traseira, quase parece um BMW X6. (Lamborghini)

Design

Em termos de aparência, uma Lamborghini deveria ter apenas um objetivo: estar em cartazes nos quartos dos pré-adolescentes. Com linhas tão nítidas que você poderia usá-las para abrir uma carta e um interior tão grande que parece pertencer a um barco a motor, o Urus é provavelmente o cruzamento mais visualmente distinto já feito. Você não vai olhar para este carro e pensar que é outra coisa senão um Lamborghini. 

Urus

Conduzi-lo

Off-Road: Como outros crossovers, o Urus usa construção unibody e all-wheel drive, em vez de o quadro separado e tração nas quatro rodas de um verdadeiro off-roader. Também não possui o estojo de transferência de baixo alcance, pneus grandes e ângulos extremos que ainda dão ao G-Wagen e ao Range Rover uma verdadeira vantagem de sujeira. Mas em estradas de terra de alta velocidade, não técnicas e de areia, o Urus excede as expectativas. 

Os engenheiros da Lamborghini fizeram um ótimo trabalho ao montar um pacote de suspensão que é compatível e previsível em velocidade e sobre solavancos, enquanto ainda absorve confortavelmente impactos maiores e, em velocidades mais baixas, obstáculos como pedras e saliências.

O Urus é equipado com um sistema extremamente complexo de tração nas quatro rodas com vetorização de torque ativo. Sem lhe dar todos os detalhes técnicos, posso dizer que, quando levado para fora da estrada, ele pode replicar eletronicamente a função de um diferencial de centro de travamento e diferencial de eixo, bloqueando efetivamente as velocidades de todas as quatro rodas quando a tração máxima é necessária. Tudo o que o motorista precisa fazer para habilitar esta função é selecionar um modo de condução off-road apropriado; o Urus cuidará do resto. 

Dado seu amplo poder combinado com pneus muito largos, parece que o Urus será uma piada absoluta para dirigir em dunas de areia. Ele ainda tem um modo de direção feito para isso – torna a entrega de potência mais agressiva enquanto maximiza a tração. Pode dar um salto embora? Saudamos todos os proprietários com bolsos cheio o suficiente para tentar.

Autódromo: O Urus também se sente totalmente em casa na pista. A característica de destaque aqui é os freios de carbono-cerâmica – que, a 17,4 polegadas de diâmetro e equipados com pinças de dez pistões, são os freios maiores e mais potentes que já apareceram em um carro já produzido. Parar o crossover de 2.199 kg a partir de 100 km por hora leva apenas 33 metros. Isso é quase tão curto quanto o Huracán de duas portas da empresa, que pesa apenas 5.510 kg e pára a partir de 100 km por hora em 31 metros.

É por causa desses freios maciços que você é realmente capaz de mergulhar em cada pedaço dos 650 cavalos de potência do Urus. Entrando nos cantos da pista, consegui travar mais tarde do que pensava ser possível num SUV. Então, uma vez que eu estava nesse turno, o sistema de vetorização de torque no modo de pista direciona a força para as rodas externas, contrariando a subviragem, enquanto o sistema de direção nas quatro rodas efetivamente encurta a longa distância entre eixos. O resultado final? Este behemoth cantos como um super carro muito menor e mais leve. 

Pela cidade: Em circunstâncias cotidianas mais mundanas, o Urus é o veículo mais silencioso que já dirigi. Credite sua estrutura rígida, suspensão compatível e amplo amortecimento de som. Esse conforto, além dos modos amigáveis ​​de condução on-road, facilitam a condução como um crossover familiar. Mas você precisará se acostumar com a largura. Com 2 metros de diâmetro, é tão grande quanto uma picape de tamanho normal. 

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Facilmente um dos interiores mais dramáticos e simplesmente agradáveis ​​que já dirigimos.(Lamborghini)

O que gostei

  • O intervalo de troca de óleo é de 12.400 milhas (19.955 km). Colocar essa quilometragem em uma Lamborghini costumava exigir uma reconstrução do motor. 
  • Excepcionalmente boa qualidade de construção. Esta coisa é aparafusada de uma forma que desmente sua herança italiana exótica. 
  • Interior insanamente silencioso. 
  • Desempenho de pista inacreditável combinado com boa capacidade off-road. 

Não gostei

  • Esses grandes freios significam que as menores rodas que você pode apertar são 21 polegadas de diâmetro, o que limita severamente o desempenho da trilha. 
  • Linda da frente e dos lados; olhe para um Urus por trás e é simplesmente sem graça.
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Sim, o Urus também pode fazer pistas de corrida. Deve ser o seu carro para os dias de corrida? Claro que não, mas ainda faz todos os sons que você esperaria de qualquer bom Lamborghini, e é uma unidade divertida e envolvente. (Lamborghini)

Você deveria comprar um?

O Urus custa aproximadamente o mesmo que uma bela casa. Se você tem esse tipo de dinheiro para gastar em um crossover, então este é atualmente o mais interessante no mercado. De longe. Se eu tivesse esse tipo de dinheiro, seria a minha escolha acima de um Range Rover ou Bentley. 

Se você é como eu – você quer um, mas não pode pagar – então sugiro dar uma olhada no Jeep Grand Cherokee Trackhawk. Com quase metade do preço (leia-se: ainda é caro), ele produz 707 cavalos-vapor de seu V8 supercharged. Só não aguenta tão bem off-road ou na pista. 

*Texto publicado originalmente na Outside USA.







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