Treino em dupla: benefícios e dicas

Por Giulia Villa Real Seabra

Muita gente acredita que malhar sozinho traz mais resultados… Mas fazer um treino em dupla pode ser uma ótima alternativa para te dar aquele empurrãozinho para treinar. O educador físico João Paulo Manechini, da Bodytech Ribeirão Preto, garante resultados animadores em duplas. “Os exercícios solitários podem se tornar monótonos e entediantes. Em companhia – especialmente os circuitos funcionais – mostram-se estimulantes, com mais rendimento e até divertidos”, conta o profissional.

+ 5 posições de yoga para alongar, fortalecer e relaxar
+ Melhor fazer o cardio antes ou depois da musculação?

O educador conta alguns dos benefícios do treino em dupla:

Xô, preguiça!

É fato que as vezes bate aquela preguicinha de sair de casa para malhar. Treinar com um amigo pode ser uma ótima saída para sair de casa, afinal, existe o compromisso com a outra pessoa.

Competição saudável

Ao malhar em dupla estamos desafiando e sendo desafiados constantemente também. É uma maneira rápida de melhorar seus resultados!

Aprendendo juntos

Seu companheiro de treino pode sempre te auxiliar naqueles exercícios que você tem mais dificuldade.

O treino se torna também um momento divertido

Tudo em companhia é mais legal, né? Deixe o tédio de lado e treine com muito mais energia em dupla com seu amigo.

Mas vamos com calma, tome cuidado para não deixar o treino de lado

É importante que o seu parceiro de treino tenha objetivos e nível de condicionamento similar ao seu. E  a fofoca está liberada antes e depois do treino, mas cuidado para não conversar muito durante os exercícios e prejudicar seu rendimento e do seu parceiro, viu?

Lembre também que apesar do seu amigo te ajudar, continua super importante sempre ter a orientação de um profissional de educação física.

Mão na massa: veja dicas de treino em dupla

Sem perder tempo! O circuito é composto por oito estações e mais dois exercícios de bônus, para aqueles com nível mais avançado, alongando um pouco a duração do treino. Os movimentos devem ser realizados de maneira consecutiva, divididos em dois blocos (do 1º ao 4º, do 5 ao 8º), com 1 minuto de descanso entre os blocos e 1 minuto de descanso ao final do circuito. Após este intervalo, repetir toda a série (circuito + repouso) por mais duas vezes.

As estações possuem dois exercícios (4, 5, 9 e 10), devem ser realizadas revezando a execução dos movimentos, isto é, enquanto um membro da dupla faz um dos movimentos, o outro faz o outro. Para os indivíduos mais bem condicionados, a sugestão é aumentar o número de passagens pelo circuito ou reduzir o tempo de descanso e adicionar um exercício bônus ao final de cada bloco, dividindo-os em 5 exercícios.

Os educadores físicos João Paulo Manechini e Maíra Mecca de Souza fizeram vídeos de cada exercício para mostrar como é divertido treinar em dupla.

15 Agachamentos com mãos dadas

10 Flexões de braços batendo as mãos alternadas (pés ou joelhos apoiados)

15 Abdominais batendo palmas

10 Agachamentos com salto + agachamento isométrico (revezamento!)

Descanso de um minuto!

15 Abdominais inversos com impulso

10 Avanço-recuo com mãos dadas

15 Rotações de tronco passando medicine ball

10 Mergulhos + agachamento isométrico apoiado (revezamento!)

Descanso de um minuto!

Bônus para o treino em dupla

10 Saltos laterais + prancha frontal (reveza)

10 Agachamentos + flexão de braço (revezamento!)

 







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo