Slow food: a refeição perfeita para seu pós-treino

Uma refeição balanceada feita para quem está sem pressa

Por Michael Easter*

As panelas elétricas de cozimento lento (conhecidas como “crock-pots”) têm conseguido uma bela reputação como as melhores amigas dos adeptos do movimento slow food – que defende que as pessoas comam mais devagar, preparando sua comida sem pressa, saboreando cada detalhe. A boa notícia é que esse tipo de panela também pode ser um baita amigão do pós-treino de atletas. Pergunte para esportistas como Lentine Alexis, uma triatleta e chef de Boulder, no Colorado (EUA). Ela também trabalha como consultora culinária para marcas de esporte como Rapha (de ciclismo) e Skratch Labs (suplementos), por isso conhece de perto as melhores opções para encher de energia os treinos de endurance.

Uma das receitas prediletas de Lentine é um mingau saborosíssimo. Que, se feito em uma crock-pot, pode começar a ser preparado antes de você sair para um treino mais longo. Esse mingau contém gorduras boas, proteína, sal e carboidrato de digestão tanto rápida quanto lenta. E seu sabor suave permite que você coloque por cima diversos tipos de ingredientes. “No jantar, adicione ovos e vegetais. Ou coma no café da manhã, cozinhando-o durante a noite com leite de amêndoas e depois acrescentando frutas e cereais”, diz ela.

Cumbuca de missô, quinoa e cereais

Ingredientes

1 colher de sopa de óleo de coco

¼ xícara de quinoa

½ xícara de arroz de sushi ou arroz integral de grãos curtos

¾ xícara de flocos de aveia

2 xícaras de água

2 xícaras de leite de amêndoas ou 1 xícara de caldo de legumes

1 pitada de sal

2 colheres de sopa de sementes de chia

2 colheres de sopa de pasta de missô

Suco e cascas raladas de 1 limão

2 a 3 colheres de sopa de shoyu

Preparo

Em uma panela elétrica de cozimento lento (crock-pot), misture o óleo de coco, a quinoa, o arroz, a aveia, a água, o leite de amêndoas e o sal. Cozinhe lentamente por cerca de sete horas. Adicione as sementes de chia e mexa bem, e depois acrescente o restante dos ingredientes. Rende de duas a quatro porções.

Cobertura

Coloque o mingau em uma cumbuca e cubra com os ingredientes que você mais curtir. Ovos, abacate e nozes são boas opções para o café da manhã, enquanto carne, tofu, ervas e vegetais caem bem em uma receita para o jantar.

Sem crock-pot?

Você também pode fazer esse mesmo mingau em uma panela de arroz japonesa. Corte meia xícara da quantidade de água, leite de amêndoas ou caldo de legumes, e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos.

* Matéria publicada originalmente na Go Outside 147, de dezembro de 2017.