Retratos emocionantes de animais que conseguiram envelhecer em uma fazenda

Belos retratos de algo que não conseguimos ver com muita frequência: animais de fazenda idosos

Belos retratos de algo que não conseguimos ver com muita frequência: animais de fazenda idosos

Por Redação

Animais que vivem em fazendas como porcos, vacas ou galinhas, geralmente são abatidos antes de seu primeiro aniversário. Nós nunca paramos para pensar sobre isso, mas as imagens típicas que vemos destes animais e similares são deles jovens. Mas o que veríamos se eles pudessem envelhecer?

Um livro chamado Allowed to Grow Old, da fotógrafa Isa Leshko, revela belos retratos de animais de fazenda idosos. Eles foram resgatados e vivem em santuários nos EUA.

Nestas fotografias, vemos os efeitos da vida rural industrializada, mas também a cura que o tempo pode trazer, e a dignidade que pode emergir quando os animais são autorizados a envelhecer.

+ Estudo diz que ver fotos de filhotes reduz o apetite por carne
+ Os mais fofos ‘au’ventureiros do Instagram

Cada retrato é acompanhado por uma breve nota biográfica sobre o animal.

Na introdução do livro, Leshko explica como ela ‘tropeçou’ no projeto, em um período que tentava enfrentar as emoções de cuidar dos pais idosos. No caso dela, um pai com câncer e uma mãe com doença avançada de Alzheimer.

“Quando comecei meu projeto, nem sabia como abrir um porteira”, escreve Leshko. “Graças à paciência e à orientação de muitos membros da equipe do santuário… ajustei-me para cultivar a vida e aprendi a ver animais de fazenda como indivíduos.”

Os animais que são libertados e encontram refúgio são os que têm sorte. Como a fotógrafa escreve, cerca de 50 bilhões de animais terrestres são cultivados em fábricas no mundo todo a cada ano. “Não é nada menos que um milagre estar na presença de um animal de fazenda que conseguiu atingir a velhice.”

Confira as imagens:

Forest, de 16 anos, foi resgatada de um extermínio planejado junto com seu rebanho na ilha de Santa Cruz, na costa californiana. Foto: © Isa Leshko
Um galo sem nome, desconhecido, resgatado de uma fazenda industrial. Foto: © Isa Leshko
Permitido envelhecer
Sierra, um peru branco da Holanda, com 3 anos de idade, foi resgatado de um incubatório comercial que fornece perus para fazendas industriais. Foto: © Isa Leshko
Abe, um bode alpino de 21 anos, foi dado a um santuário depois que seu tutor entrou em um asilo. Foto: © Isa Leshko
Violet, uma porca de 12 anos que nasceu com patas traseiras parcialmente paralisadas. Ela foi dada a um santuário para cuidar de suas necessidades especiais. Foto: © Isa Leshko