Como respirar corretamente durante a corrida

A respiração é fundamental durante a corrida, e respirar corretamente pode melhorar o seu desempenho

Preste atenção no seu padrão de respiração durante a corrida, ele é fator determinante em seu desempenho (Foto: Shutterstock)

Por Runner’s World Brasil

A respiração é uma parte fundamental do treinamento para a corrida. Respirar corretamente pode diminuir o cansaço, melhorar o ritmo da corrida e evitar a sensação de falta de ar durante uma prova.

Segundo a nutricionista Patricia Davidson, o ritmo da respiração é individual, variando com a demanda de oxigênio de cada um. “Respeitar seu ritmo na corrida é fundamental, evitando hiperventilação ou falta de ar. Conversar e cantar enquanto corre pode atrapalhar, pois o ritmo de respiração também fica alterado”, explica Patricia, que também é praticante da corrida.

Sentir-se confortável com a própria respiração é o primeiro sinal de que o corpo está respondendo bem ao ritmo de inspiração e expiração. “O ideal é cadenciar a respiração e a corrida, tentando criar um ritmo conjunto do corpo. A respiração não deve ser profunda, e sim mais rápida. Evite o cansaço inspirando pelo nariz e expirando pela boca”, completa a nutricionista.

COMPARTILHAR