Algumas mudanças simples no estilo de vida podem transformar sua vida e saúde em geral

Por Brad Stulberg*

Nós escrevemos sobre os princípios fundamentais da vida saudável e fitness todo o tempo. Em um mundo cheio de técnicas e dietas sem sentido, saber o jeito certo é mais importante do que nunca. Em uma tentativa de reduzir ainda mais as confusões, falamos com Michael Joyner, um médico, pesquisador e especialista em saúde e desempenho humano na Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, para apresentar os fundamentos mais essenciais. São ações para seguir se você está tentando fazer uma maratona ou simplesmente querendo ter vida longa e saudável.


Faça algo ativo todos os dias

Você não precisa fazer esforços heróicos, mas deve usar seu corpo todos os dias. Pode ser uma caminhada rápida, uma corrida ou uma hora mexendo no seu jardim. Décadas de estudos mostram que apenas 30 minutos de moderada a intensa atividade física diária reduz o risco de doenças cardíacasAlzheimerdepressão, e muitos tipos de câncer.

Mantenha-se envolvido na vida

Se envolver com atividades que você considera importantes e grupos aumentam a qualidade e a quantidade de vida. Estudos mostram que indivíduos que têm um forte senso de propósito – em outras palavras, uma razão para se levantar todos os dias – tendem a sobreviver a quem não tem. Outras pesquisas apontam para a interação social como prevenção para problemas de saúde mental e físico.

Não coma demais

Manter a ingestão de calorias em equilíbrio com as calorias queimadas é fundamental. A obesidade é uma das ameaças de saúde mais graves do mundo. Um estudo recente no prestigiado New England Journal of Medicine descobriu que a obesidade dobrou em mais de 70 países desde 1980 e é responsável por mais de 4 milhões de mortes todos os anos. Outro estudo descobriu que a obesidade é agora a segunda principal causa de morte precoce, atrás apenas do tabaco.

Não beba ao excesso

O uso excessivo de álcool está associado a uma série de doenças crônicas, como cirrose hepática, câncer de garganta e doença cardiovascular. Beber muito também prejudica o sono e a função diária. A boa notícia é que, se você gosta de álcool, beber razoavelmente – uma bebida por dia para mulheres e até duas para homens – acarreta um risco mínimo.

Nunca fumar

Não há absolutamente nada mais prejudicial para a saúde do que fumar. Está associada a dezenas de tipos de câncer, bem como doenças cardíacas, demência e doença pulmonar obstrutiva crônica. Segundo a American Cancer Association, fumar causa uma em cada cinco mortes nos Estados Unidos, matando mais pessoas do que o álcool, acidentes de carro, HIV, armas e drogas ilegais combinadas. Se você fuma, há uma boa notícia: de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, seu corpo literalmente começa a reparar os danos causados ​​pelo fumo dentro de alguns dias de parada.

*Texto publicado originalmente na Outside USA.