Transforme suas refeições do camping em um banquete à luz da lua

Por Maria Clara Vergueiro

Vocês está acampando em um lugar lindo, com poucos e bons amigos, depois de um dia inteiro de trekking inesquecível. Por que seu jantar tem de ser sofrível, regado a feijão enlatado e macarrão instantâneo com gosto de plástico? Esqueça o perrengue gastronômico: para deixar seus dias outdoor ainda mais apetitosos em todos os sentidos, fomos atrás de receitas e dicas simples e práticas para dar aquele upgrade nas refeições ao ar livre. Para isso, contamos com a ajuda de Cacá Fialho, personal chef especializada em preparar menus para clientes exclusivos. “Com ingredientes clássicos e utensílios fáceis de transportar, qualquer lata de atum pode virar um prato delicioso”, diz ela, que surfa, pedala e anda de skate. Siga nossas sugestões e vire um aventureiro gourmet de primeira linha.

Sopa de lentilhas com calabresa

Ingredientes: 600 gramas de lentilha embalada a vácuo, 3 unidades de minicalabresa curada, 2 dentes de alho, 1 cebola média, 2 litros de água, uma colher de sopa de azeite e sal a gosto.

Utensílios: Faca ou canivete, panela, tábua para cortar, colher.

Mão na massa: Corte a calabresa em rodelas finas e a cebola e o alho em cubos bem pequenos. Aqueça a panela, junte ao azeite o alho e a cebola e refogue. Acrescente a calabresa, dourando-a, e reserve em um recipiente. Na mesma panela, coloque a lentilha e a água. Deixe ferver até que a lentilha esteja macia e forme um caldo grosso. Depois que o caldo estiver espesso, junte a calabresa refogada e ferva por cerca de 5 minutos. Sirva bem quente.

Salada mediterrânea de macarrão parafuso

Ingredientes: 1 pacote de macarrão integral tipo parafuso, 2 latas de atum, ½ xícara de alcaparras, ½ xícara de tomate seco, 3 colheres de sopa de maionese, 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola roxa média, 1 colher de sopa de salsa desidratada, sal a gosto.

Utensílios: Faca ou canivete, panela, colher.

Mão na massa: Coloque uma panela com água, sal e um longo fio de azeite para ferver e cozinhe o macarrão, respeitando o tempo indicado na embalagem. Depois de cozido, retire toda a água da panela, deixando somente o macarrão. Junte a maionese, o atum, as alcaparras, a cebola picada, o tomate seco, a salsa e o azeite. Misture tudo e sirva.

Cuscuz marroquino

Ingredientes: 250 gramas de cuscuz marroquino, 4 colheres de sopa de amêndoas em lâminas, 4 colheres de sopa de uva passa, 4 colheres de sopa de cenoura desidratada, 1 colher de sopa de salsa desidratada, 1 cebola média, 2 dentes alho, sal a gosto.

Utensílios: Uma panela ou travessa, filme plástico ou uma tampa, frigideira ou panela, faca ou canivete, colher, tábua para cortar.

Mão na massa: Ferva 350 mililitros de água e despeje na travessa ou panela. Acrescente o cuscuz marroquino cru e as uvas passas, e cubra por 8 minutos. Em outra panela, acenda o fogareiro e refogue primeiro o alho e a cebola, depois a cenoura e o cuscuz, salteando por uns alguns minutos (saltear, para os leigos, significa fazer movimentos com a panela, jogando – de leve – seu conteúdo para cima, para que tudo fique bem misturado por igual). Finalize com a salsa. Desligue o fogo, misture com o cuzcuz cozido e sirva.

Escondidinho de carne seca 

Ingredientes: 400 gramas de carne seca embalada a vácuo, 1 cebola média, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de azeite, 200 mililitros de molho de tomate, 600 gramas de mandioquinha embalada a vácuo, 2 colheres de sopa de manteiga em lata, 2 colheres de sopa de leite em pó, 3 colheres de sopa de parmesão, sal a gosto.

Utensílios: Uma panela, faca ou canivete, colher, garfo, travessa ou outro recipiente qualquer.

Mão na massa: Cozinhe a mandioquinha com um pouco de sal até que fique bem macia. Amasse com um garfo, junte a água e o leite em pó e misture fazendo um purê. Reserve. Pique o alho e a cebola e doure em uma panela com o fundo coberto de azeite. Junte a carne seca e refogue tudo. Quando estiver bem cozida, junte o molho de tomate e deixe ferver. Na travessa, coloque a carne seca e cubra com o purê. Por cima de tudo, polvilhe parmesão ralado e sirva. 

Salaminho de chocolate

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 100 gramas de biscoito maisena, 1 colher de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de chocolate em pó, amêndoas a gosto.

Utensílios: Panela, colher, papel alumínio.

Mão na massa: Quebre os biscoitos em pequenos pedaços. Em uma panela, junte o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Cozinhe mexendo sempre até que comece a borbulhar, desgrude do fundo e sua consistência esteja mais firme. Desligue e deixe esfriar. Acrescente os biscoitos ao brigadeiro e misture. Depois, besunte com manteiga o papel alumínio e distribua o brigadeiro sobre ele. Enrole em formato de salame e corte como quiser.

* Todas as receitas servem quatro pessoas

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de junho de 2012)