Que tal ser um voluntário do Parque Nacional da Tijuca (RJ)?

Voluntários no Parque Nacional da Tijuca, no Rio. Foto: Marco Sarti/Divulgação

Talvez nenhum parque nacional dentro de cidade seja tão lindo quanto o da Tijuca, no Rio de Janeiro. E que tal passar uns dias das suas férias como voluntário por lá? Interessou? Então aproveite e participe das atividades no parque nacional, do programa de voluntariado desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no mês de janeiro. Em 2017, foram quase 1.800 participantes. Ainda dá tempo de você participar: as atividades vão até dia 31.

Na última semana os voluntários fizeram o manejo das Trilhas da Pedra Do Conde e das Paineiras e a manutenção da área da Cascata Gabriela. Teve ainda um mutirão na trilha do Pico da Tijuca para retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado e da nova área com mirante.

Para participar, basta realizar o cadastro aqui. Também é possível acompanhar as futuras programações na página do grupo de voluntariado do parque no Facebook e no chat coletivo do grupo no Google, onde as programações são publicadas mensalmente. Atualmente o Programa de Voluntariado do ICMBio é desenvolvido em mais de 152 unidade de conservação do ICMBio.

Veja a programação completa de janeiro no Parque da Tijuca:

06/01 (sábado) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

09/01 (terça) – Manutenção da área da Cascata Gabriela: manutenção da área do recanto, com envernizamento do mobiliário rústico e outras melhorias.

10/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

11/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

13/01 (sexta) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

14/01 (sábado) – Mutirão Trilha do Pico da Tijuca: Retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado da trilha e da nova área com mirante. Nível de esforço: médio (trilha de 1 hora e uso de ferramentas agrícolas).

16/01 (terça) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

17/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

18/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

20/01 (sábado) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

23/01 (terça) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

24/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

25/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

27/01 (sábado) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil

30/01 (terça) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).

31/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).

Fonte: ICMBio.

COMPARTILHAR