Sua pizza de domingo à noite é muito mais que apenas uma “recompensa” de fim de semana

Por Gordy Megroz*

Pizza é uma deliciosa pedida após um treino duro. Mas não deveríamos tratá-la sempre como uma “recompensa”. Ou seja, algo ruim para nosso corpo, mas que merecemos mesmo assim depois de horas de esforço físico. Sabendo fazer as escolhas certas, uma pizza pode se transformar em uma opção bem completa para ajudar na recuperação muscular.

Shawn Hueglin, nutricionista do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, diz que a ideia básica aqui é a união da versatilidade com o nutritivo. Uma pizza bem pensada pode oferecer uma combinação campeã de proteína e carboidrato. Perfeita antes de uma prova, por exemplo, ou logo depois.

A seguir uma receita simples, deliciosa e supersaudável para você curtir sua pizza sem culpa. Para deixá-la menos pesada, sugerimos uma massa mais parecida com a focaccia.

Use a criatividade

Escolha as coberturas que você mais curte ou que contenham os nutrientes de que mais precisa. Estes três contenham os nutrientes de que mais precisa. Estes três “combos” vão dar mais sabor à sua refeição:

  • Carne grelhada, picles de cebola-roxa, ricota, salsinha e hortelã
  • Tomate-cereja, couve, ricota, noz-moscada e nozes
  • Molho de tomate, mozarela, pimentão assado e pesto

Sua pizza de todas as horas

INGREDIENTES:

3 + ¼ de xíc. de farinha de trigo tipo 1

½ col. (chá) de fermento biológico seco

1 col. (chá) de sal

¼ de xíc. de azeite de oliva

1 + ¾ de xíc. de água fresca ½ xíc. de rúcula

1 +ß de queijo amarelo de sua preferência

½ xíc. de batata cozida e cortadinha

½ xíc. de bacon cortado

4 col. (sopa) de parmesão ralado

 2 col. (sopa) de vinagre balsâmico

Em uma tigela, misture e amasse a farinha, o fermento, o sal, o azeite de oliva e a água até formar uma massa homogênea. Deixe-a em formato de bola, cubra com um pedaço de plástico-filme e deixe descansar por 6 a 10 horas. Em uma superfície untada com um pouco de farinha, deixe a massa reta, esticando-a com as mãos até que fique com uns 5 cm. Ponha em uma forma untada com azeite. Por cima, coloque a rúcula, o queijo, as batatas, o bacon, o parmesão e o balsâmico. Preaqueça o forno a 475oC. Deixe assando por 7 a 10 minutos ou até que a massa fi que dourada.