Fracassos que os sucessos escondem

O livro Não Há Tempo a Perder é um relato autobiográfico do navegador Amyr Klink

SOLITÁRIO: Amyr, tema de livro e exposição, em seu hábitat preferido; o mar (Foto: Julio Fiadi)

Por Camila Junqueira

Não Há Tempo a Perder é um relato autobiográfico que destrincha distintas personalidades do paulista Amyr Klink – empresário, escritor, inventor, planejador e, claro, navegador. No livro, ele fala das dificuldades e dos fracassos que teve que enfrentar para alcançar seus objetivos. Muitos deles associados à burocracia, a ponto de chegar a dizer, por exemplo, que “no dia que me deixaram colocar o barco na água na África para remar até o Brasil, entendi que essa era a parte mais fácil. Qualquer um no meu lugar, naquele instante, chegaria ao Brasil”.

Paralelamente ao lançamento do livro, a exposição O Tempo de Amyr Klink, com fotos da velejadora, fotógrafa e esposa de Amyr, Marina Klink, ficou em cartaz no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).


Não Há Tempo a Perder, de Amyr Klink (em depoimento a Isa Pessoa). (216 páginas (R$ 40; tordesilhaslivros.com.br)

A seguir, os outros cinco livros já publicados pelo explorador:

Cem Dias Entre Céu e Mar
Relato da primeira travessia do Atlântico Sul realizada em um barco a remo. Foi publicado em 1985, já está na 33a edição e esteve durante 31 semanas consecutivas na lista brasileira dos dez livros mais vendidos de não-ficção.

Paratii Entre Dois Polos
Relato da viagem de 642 dias entre a Antártica e o Ártico, realizada em solitário do final de 1989 ao final de 1991, a bordo do veleiro Paratii. Durante a travessia, que inicialmente deveria durar um ano, o navegador passou seis meses imobilizado no gelo, com a companhia de pinguins e leões-marinhos.

As Janelas do Paratii
Livro que ilustra, com mais de uma centena de fotos, mapas e textos, a viagem relatada em Paratii Entre Dois Polos. Venceu o Prêmio Jabuti de 1994 na categoria Melhor Produção Editorial.

Mar Sem Fim
Amyr Klink foi o primeiro navegador a dar a volta ao mundo em solitário pelas águas da Convergência Antártica – a fronteira entre as águas frias do Norte e as águas geladas da Antártica. Mar Sem Fim é o relato dessa viagem, que cruzou os mares mais perigosos do planeta e durou 141 dias (de 1998 e 1999).

Linha D’Água
Livro sobre barcos e viagens que conta várias histórias que giram em torno de uma principal: a construção, o lançamento e a navegação do Paratii 2, “um barco simples como uma canoa e cargueiro como um navio”.

*Todos os títulos acima foram publicados pela editora Companhia das Letras (companhiadasletras.com.br)

SHARE