Novos ares, novos rumos!

Uma seleção de roteiros fora do comum para você conhecer o mundo em 2017

FÉRIAS DOS SONHOS: Rolê de bike cortando Portugal pela linda estrada N2 (Foto: Divulgação)

Agora é a hora de planejar suas aventuras para 2017 – mas chega de mesmice! Conheça alguns roteiros que saem do lugar comum para expandir seus horizontes, te desafiar e te cobrir de confortos ao mesmo tempo

Por Fernanda Beck

SURF
Diversão garantida no Ártico

FRIACA: Cena das surf trips para Lofoten, na Noruega, com temperaturas baixíssimas e visual deslumbrante (Foto: Divulgação)

As praias de Unstad, no arquipélago de Lofoten, na Noruega, abrigam ondas de formação perfeita, vazias e tranquilas o suficiente para serem testadas até por surfistas iniciantes. A Unstad Arctic Surf oferece, em março, pacotes de imersão no esporte, com três dias de surf em sistema “tudo incluído”, em que sua única preocupação será com as ondas. A acomodação é em casinhas de pescador bacanudas, com internet, TV, chuveiros quentes e camas confortáveis, e toda a comida é preparada pela equipe, com ingredientes locais e orgânicos. Basicamente férias na praia com direito a mordomias – mas em pleno Círculo Polar Ártico.

A empresa leva grupos de até dez pessoas por vez, de todos os níveis de habilidade, e não é preciso viajar com equipamentos, já que o pacote inclui tudo o que é necessário (inclusive roupas de neoprene grossas o suficiente para tornar as águas geladas do lugar um pouco mais suportáveis). Caso não seja possível surfar devido à condição das águas, o programa inclui outras atividades para apaziguar a decepção: rolês de stand-up paddle, caiaque, saídas de barco para pescar, mergulho livre com snorkel e até sessões de esqui e snowboard nos arredores da praia garantem a diversão.

Por terra, as montanhas da região também são um prato cheio para os aventureiros, que podem esticar a visita para aproveitar as diversas opções de trilhas, setores de escalada e longas estradas com visuais delirantes, ideais para deslizar com skate longboard. | USD 1.210 por pessoa (sem aéreo). Inclui todos os traslados, acomodação, atividades, guias, equipamentos e todas as refeições. arcticsurfadventure.com

ESCALADA
Com Jah pela Espanha

ROCHA ALTO NÍVEL: O escalador Lucas Jah nas paredes imponentes de Siurana, na Espanha, para onde vai levar seus clientes (Foto: Divulgação)

Conhecido por suas ousadas escaladas em free solo (sem equipos de segurança) e responsável por algumas das ascensões mais difíceis já realizadas no país, o mineiro Lucas Marques (Lucas Jah) organiza sua primeira Rock Trip internacional, em parceria com o ginásio Vertical, de Uberlândia (MG). A viagem tem itinerário cuidadoso, focado totalmente na escalada e escolhido (literalmente) a dedo por ele. “Quando terminei a faculdade, comecei a ir para a Europa escalar. Passei cinco ou seis temporadas lá, então manjo das vias da região”, conta Lucas. Serão 14 dias viajando de motorhome, partindo de Barcelona (onde dá tempo de conhecer o Sharma Climbing Barcelona, o mega ginásio do californiano Chris Sharma) e passando por Siurana, Albarracín, Margalef e Oliana, mecas da escalada europeia. “Naquelas paredes, a escalada é de alto nível”, diz Lucas. Para atender à demanda heterogênea do grupo, há centenas de vias de diferentes graduações espalhadas pelos setores visitados, a partir de 6º sup (graduação brasileira).

A presença de Lucas como guia deve garantir conforto total aos participantes, tanto em relação à escalada quanto à viagem em si. Para quem ainda não tem tanta experiência na rocha, o escalador oferece uma curta “reciclagem técnica” logo no início da aventura, propondo-se a mandar vias, dar o beta e fazer segurança para quem precisar. O mineiro também se orgulha da qualidade dos motorhomes que arranjou para levar seus clientes. A alimentação fica por conta de cada viajante. “Mas costumamos cozinhar no motorhome, então acaba ficando barato também”, completa.

No começo do segundo semestre, está prevista a edição francesa da viagem, no mesmo esquema de motorhome e muita escalada. Os povoados de Céüse, Saint Leger du Ventoux, Gorges du Verdon e Millau, com acesso a diversos setores nos Pirineus, estarão no roteiro, que também partirá de Barcelona. | R$ 3.330 por pessoa (voo e alimentação não incluídos). Roteiro espanhol: de 29 de janeiro a 14 de fevereiro. Roteiro francês: datas a definir.
brasilrocktrip.com

CICLISMO
Portugal de norte a sul

ALEGRIA DE VIVER: Pedal pela estrada N2, em Portugal (Foto: Divulgação)

A primeira edição da Ride Across Portugal, um evento de cicloturismo por etapas aberto a todos, atravessará o país ibérico de norte a sul pela Estrada Nacional 2, ou N2, como é conhecida. Serão 739 km no total, divididos em cinco dias, partindo da cidade de Chaves e atravessando sete províncias, quatro serras e 11 rios. A chegada é em Faro, na costa de Algarve, região conhecida por suas lindas praias, com águas azul-turquesa e formações rochosas. As montanhas de Trás-os-Montes, as encostas do famoso rio Douro e a beleza da região do Alentejo, no centro-sul do país, compõem a paisagem que os ciclistas encontrarão durante a pedalada.

Construída em 1945, a N2 hoje recebe pouco trânsito de automóveis, redirecionados para autoestradas mais novas. Isso permite um pedal bem mais tranquilo, seguro e bonito, que conectará os participantes a vários lugares emblemáticos da história, geografia e cultura portuguesas. O pacote básico incluiu alojamento, transporte de bagagens e assistência mecânica e alimentícia nos postos de controle – mas quem quiser esbanjar nas férias pode comprar serviços extras, como pacotes de massagem após cada etapa e translado em ônibus de luxo.

Se você ficou com vontade, porém acha que sua magrela não está em condições de encarar a empreitada, não se preocupe: os organizadores da Ride Across Portugal também oferecem um serviço de aluguel de bicicletas, com modelos em alumínio e em carbono (sujeito à disponibilidade). Apesar de não ser uma competição, o evento será cronometrado, e cada participante receberá seus dados tabelados, ao final de cada etapa e do percurso todo, para fazer uma comparação amigável com o desempenho dos outros ciclistas. Na chegada a Faro, aproveite para explorar as praias da região de caiaque ou snorkel. | De 28 de maio a 3 de junho. Inscrições pelo site. Vagas limitadas. €1.850 por pessoa (sem aéreo).
rideacrossportugal.com

KITESURF
Vento a favor na costa nordestina

COM TUDO: Festa do kite no nordeste brasileiro (Foto: Divulgação)

“Nem um metro viajado de carro.” Esse é o mote principal das viagens oferecidas pela Surfin Sem Fim, agência especializada em guiar velejadores com seus kites pela costa do Nordeste brasileiro, paraíso do esporte com fama mundial. A proposta é passar dias inteiros deslizando com a pipa pelas águas mornas da região, em uma jornada de “kiteturismo” ao longo das praias escolhidas, dormindo cada noite em uma pousada diferente, sempre à beira-mar.
São seis opções de rotas, para diferentes níveis de habilidade, de dois a seis dias de duração e com toda a infraestrutura necessária para que sua atenção fique apenas no mar e nas belezas das praias e dunas. A via “clássica”, indicada para velejadores de primeira viagem, sai de Taíba, em Fortaleza, e vai até Preá, a “irmã menos conhecida” de Jericoacoara.

Durante o trajeto, o kitesurfista encontrará ondulações pequenas e fáceis de cruzar, além de avistar vilas de pescadores em povoados como Paracuru, Flexeiras, Arpoeiras e, claro, a ilha do Guajiru, em Itarema, pico internacional do esporte. Nesse roteiro, são percorridos 270 km em quatro dias. A rota “Classic Light” percorre a parte mais fácil desse percurso, de Icaraizinho a Preá e, com águas mais mansas, é indicada para quem ainda precisa se acostumar com o conceito de viagem de kite.

Os passeios são sempre guiados, com um velejador experiente à frente abrindo o caminho e outro fechando, garantindo que ninguém fique para trás (os profissionais Alex Neto e Reno Romeu fazem parte da equipe que lidera os grupos). Um carro auxilia os velejadores por terra, levando comida e água, para paradas estratégicas, e resgatando possíveis desistentes para levá-los até o próximo ponto. Os guias são treinados em resgate marítimo e dispõem de telefones satelitais e rádios para garantir a segurança dos participantes. Quem não apelar para o carro em nenhum momento ganha um certificado ao terminar a jornada. É possível alugar os equipamentos.| Diversas datas ao longo do ano. Preço não informado.
surfinsemfim.com.br

NATAÇÃO
Braçadas pela Europa

NATAÇÃO DOS SONHOS: Visitantes em um tour pelas águas da Croácia (Foto: Divulgação)

Conhecido como big river man, o esloveno Martin Strel é detentor de alguns dos maiores recordes mundiais na água, incluindo o de único homem que já nadou toda a extensão dos maiores rios do planeta: Amazonas, Yangtze, Paraná, Mississippi e Danúbio. Seu filho, Borut, herdou a paixão do pai pela natação e há anos o acompanha em suas expedições. Juntos, eles coordenam as excursões aquáticas da Strel Swimming Adventures, especializada em levar aventureiros corajosos para explorar águas da Europa. A empresa oferece diversos tipos de tours, com características e durações diferentes de acordo com o nível de habilidade dos nadadores.

As excursões são sempre lideradas por atletas experientes (em certas ocasiões, o próprio Martin faz o acompanhamento) e pelo menos um guia fluente na língua local. E são acompanhadas por barcos motorizados e caiaques, que podem ser usados pelos nadadores tanto para lazer nas praias locais quanto em casos de cansaço extremo. Os guias também observam de perto o estilo dos participantes, analisando técnica e qualidade da braçada.
Na Croácia, o grupo vai de ilha em ilha pelo mar Mediterrâneo, entrando nos parques nacionais de Kornati e Krka, conhecidos pela beleza de seus rios e cachoeiras. São sete dias, com tudo incluído, nadando uma média de 5 km diários. Indicada para nadadores de todos os níveis de habilidade, a excursão também possibilita a exploração da região por terra, com a possibilidade de pequenos trekkings pelas praias e florestas locais. Os rios e lagos eslovenos, as praias gregas e a água quente do Mediterrâneo na Turquia são outras opções de roteiros. | A partir de 550 euros (não inclui voos). Diversas datas ao longo do ano.
strel-swimming.com

COMPARTILHAR