No início do mês, alpinistas descobriram um lago a mais de 3.000 metros acima do nível do mar no Mont Blanc, nos Alpes Franceses. O lago está localizado entre o Dent du Géant e o Col de Rochefort. Segundo especialistas, a recente onda de calor que afetou a França pode ser responsável.

A temperatura recorde medida na região de Mont Blanc foi de até 9,3 ° C em 29 de junho, fazendo com que o gelo derretesse, formando o lago. Conforme o glaciologista Ludovic Ravanel, entrevistado pela Rádio Mont Blanc, trata-se de um fenômeno anual desde 2015.

+ Geleiras do Himalaia estão derretendo duas vezes mais rápido que no século passado
+ Cadáveres são expostos no Monte Everest por derretimento de geleiras

“O lago está localizado em uma área de 3.400 a 3.500 metros. Você deveria encontrar gelo e neve nessa altitude, não água líquida. Na maioria das vezes, quando ficamos por um dia nessa altitude, a água em nossas garrafas começa a congelar”, disse o glaciologista.

Ele também explica que esse tipo de lago mede, em média, 10 metros de largura e 30 metros de comprimento. Apesar de bonito de se ver, não é um bom sinal do que está por vir.

De acordo com o especialista, isso é uma reminiscência do aumento do derretimento do gelo devido ao aquecimento global. Recentemente, soube-se que grande parte da Groenlândia havia derretido. Em 2018, a NASA enviou o satélite ICESat-2,  que mede com precisão o derretimento do gelo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bryan Mestre (@bryanthealpinist) em







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo