Garota pioneira

A escaladora Margo Hayes é a primeira mulher a mandar a via Biographie/Realization, na França

Margo Hayes na Biographie/Realization (Foto: Jan Novak Photography/Reprodução Instagram Margo Hayes)

2017 está sendo um ótimo ano para a escaladora Margo Hayes, 19. Em fevereiro, a jovem norte-americana de Boulder (Colorado) se tornou a primeira mulher a mandar uma via de graduação 12a (5.15a na escala norte-americana) ao escalar a La Rambla, na Espanha.

A escaladora Margo Hayes (Foto: Clayton Boyd/The North Face)

Agora, Margo volta a ser notícia após ter completado, no último domingo (24), a primeira ascensão feminina da via Biographie/Realization, outro 12a, em Céüse, na França. “A Biographie testou meu comprometimento, força moral e crença em mim mesma” disse Margo em seu Instagram. “Em maio, toquei na via pela primeira vez, e desde então ela ficou gravada na minha mente e no meu corpo”, completou. Margo, que vive na França há um ano, se prepara para deixar o país, e concluiu seu sonho em tempo.

Biographie foi estabelecida em 1989, pelo francês Jean-Christophe Lafaille, e foi a primeira via a quebrar a barreira do 5.15 na graduação norte-americana. Em 2001, Chris Sharma mandou a via e a estendeu, batizando a rota completa como Realization. Desde então, houve 14 repetições, realizadas por atletas como Alex Megos, Adam Ondra e Stefano Ghisolfi – Margo foi a 15ª pessoa a mandar a via, a primeira mulher a conseguir o feito.

 

COMPARTILHAR