Festa do interior

O Encontro das Minas no Boulder vai até São bento do Sapucaí (SP) curtir mais um fim de semana de escalada e integração feminina em torno do esporte

MACACADA REUNIDA: As participantes do nono Encontro das Minas no Boulder, que aconteceu na Academia 90 Graus, em São Paulo (Todas as fotos: Reprodução Facebook Encontro das Minas no Boulder)

Formado em 2015, o coletivo Encontro das Minas no Boulder tem como objetivo incentivar e celebrar a participação feminina na escalada. Os eventos do grupo acontecem com periodicidade variada, geralmente a cada dois meses, em São Paulo, onde moram as atuais organizadoras do encontro, as escaladoras Melissa Ramos, Carol Saito, Fernanda Beck (nossa repórter aqui na Go Outside) e Thais Makino, bicampeã brasileira de escalada em boulder. “O boulder é uma modalidade muito social, que possibilita uma interação bacana entre várias pessoas ao mesmo tempo, e requer um conhecimento técnico menor, facilitando a participação de iniciantes”, explica Thais.

FORÇA: A escaladora Malu Holland recebe a vibe da galera antes de entrar em um boulder no Visual das Águas, em Bragança Paulista (SP), setor que sediou o décimo encontro

As dificuldades do esporte, no entanto, são um dos principais fatores que levaram ao nascimento do grupo. “Muitas meninas se sentem intimidadas na hora de escalar boulders devido às quedas (pois não há cordas de proteção), à explosão dos movimentos e por causa da força exigida, então é ótimo ter um ambiente acolhedor, onde estes quesitos possam ser trabalhados aos poucos, entre mulheres”, diz. As questões sociais ligadas ao predomínio dos homens nas academias e na rocha também são discutidas pelas moças. “O número de mulheres escaladoras vem aumentando bastante, porém é difícil dizer que a consciência das pessoas acompanha esse crescimento. Ainda tem muito machismo dentro – e fora – da escalada, temos um longo caminho pela frente”, diz Thais. “Através dos encontros, abrimos espaço para falar dessas questões, e fico feliz de ver outras iniciativas neste sentido, como o Festival Cocalcinhas e o Flash Foxy, um site dedicado exclusivamente à escalada feminina”, conta.

TREINO BOM: A escaladora Marina Hecker durante encontro realizado na Academia 90 Graus, em São Paulo

Para sua 12ª edição, que acontece no próximo final de semana (27 e 28/05), o Encontro das Minas vai até São Bento do Sapucaí, um dos principais destinos de escalada do estado de São Paulo. Pela primeira vez, o evento será dividido em dois dias, com o primeiro deles acontecendo no Espaço BBloc de Escalada em Boulder, do route-setter André Berezoski, e o segundo nas rochas do setor Rubinho. E, como (quase) sempre, acontecerá também uma festa para levar a confraternização para além das agarras.

O Encontro das Minas no boulder é gratuito e aberto a todos. Mais informações no site.

SHARE