El Cruce chega à 18a edição reunindo 3500 atletas

Ultramaratona El Cruce Columbia começa nesta quinta (dia 6) e cruza alguns dos trechos mais lindos entre a fronteira de Chile e Argentina

Neve, vulcões e montanhas são cenas obrigatórias em toda edição do El Cruce, que cruza Chile e Argentina em três dias de prova

Começa nesta quinta (6 de dezembro) o 18o El Cruce Columbia, um dos desafios de corrida de montanha mais desafiadores do calendário amador sul-americano.

Transferido em suas últimas edições para o mês de dezembro, o El Cruce é uma ultramaratona de cerca de 100 km que cruza os Andes, pelo Chile e Argentina, em três dias de prova com muita subida, montanhas, vulcões, trechos técnicos, neve, além de algumas das paisagens mais incríveis do continente.

Evento que se tornou querido de muitos atletas em quase duas décadas de existência, reúne neste ano 3500 participantes de mais de 35 países — e o Brasil, como sempre, é uma das nacionalidades que comparecem em peso.

Paisagens belíssimas acompanham os corredores do El Cruce (Foto: Divulgação)

A competição era sempre entre duplas (masculina, feminina ou mista), em que os dois atletas precisam chegar juntos ao final. Mas, desde a décima-segunda edição, a organização passou a oferecer a categoria individual, na qual duelam grandes esportistas amadores e de elite.

LEIA MAIS: Uma jovem repórter no Cruce

O décimo-oitavo Cruce, que larga em Pucón (Chile), segue em seu formato tradicional, composto de três etapas que batem na casa dos 30 km diários. Por isso é uma competição indicada apenas quem treina corrida em trilha com foco e atenção na preparação física e mental.

O Brasil sempre brilhou nos pódios do Cruce, com destaque para as vitórias implacáveis da treinadora Cris Carvalho. Em 2015, Cris nos deixou, vítima de câncer, porém as memórias de suas conquistas na ultramaratona jamais serão esquecidas por quem esteve lá.

LEIA MAIS: Memórias do Cruce, por Cris Carvalho

De 6 a 8 de dezembro, acontece a categoria “avanzados”; do dia 7 ao 9, é a vez amadora 1; e de 8 a 10, as demais amadoras.

Fique ligado aqui para ver fotos e vídeos da prova! Bom Cruce a todos!