Você realmente sabe cozinhar direto no fogo?

Por Joe Jackson*

Derek Wolf, de Nashville,Tennessee, não é um chef profissional, mas nos últimos dois anos passou a documentar a cozedura à base de fogo de dar água na boca.

Com os pratos, principalmente envolvendo grandes quantidades de carne, Derek já conquistou de 470.000 seguidores no Instagram. Aqui estão sete dicas do norte-americano para ajudá-lo a conseguir as melhores refeições durante o camping.

Escolha seu combustível com sabedoria

Esta é talvez a decisão mais debatida na comunidade que cozinha ao ar livre. O acesso a diferentes tipos de madeira pode mudar drasticamente a sua escolha. Wolf procura dois critérios gerais na escolha de combustível. “Eu costumo usar apenas madeiras nobres e, especificamente, frutíferas”, diz.

Esse tipo de mandeira se transformam muito bem em carvões. Segudno Wolf, é uma madeira que emite um bom sabor, mas não tão forte que fique na comida. ”Você também não precisa necessariamente usar madeira. Se você não tem mais nada, o carvão é bom. Sacos de cinco quilos são muito fáceis de transportar ”, diz Wolf.

Cuide dos temperos

“Cozinhar com fogo é tudo sobre colocar sua comida na hora certa”, diz Wolf. Coloque um bife quando as chamas estiverem quentes e lambendo tudo. Quando o fogo não estiver quente o suficiente você estará comendo carne crua.

Como reconhecer este ponto? “O horário nobre para colocar a carne é quando os carvões e a madeira estão começando a fazer a transição de preto para cinza e à medida que as coisas começam a se transformar em carvão. Você vai ouvir aquele chiado – o incrível som do bife que bate na grelha ”, diz Wolf.

Além da visão, Wolf usa o toque para avaliar se o fogo está pronto. Cuidadosamente coloque sua mão a cerca de dez centímetros do fogo. Se você puder ficar com a mão ali por mais de quatro segundos, não está quente o suficiente. Se você aguentar por apenas um segundo, está muito quente. Tem que ser nessa faixa de dois a quatro segundos ”, explica Wolf.

Seja disciplinado

O fogo ditará a melhor hora para colocar sua comida e tirá-la. Wolf sugere respeitar esse fato. É necessário ficar atento. De acordo com Wolf, não dá para deixar a carne no fogo e sair para beber uma cerveja. Quando voltar, é bem capaz de perder o ponto.

Certifique-se que parece bom

“Você come com os olhos primeiro”, diz Wolf. “Como qualquer carne grelhada clássica, as pessoas geralmente associam as marcas de grelha como algo atraente, mas eu gosto de uma crosta incrível por toda a carne”. O cozinheiro coloca azeite na carne e marinada com sal para ajudar a formar a crosta.

Ele sugere ser mais cuidadoso ao cozinhar com óleo sobre uma chama, porque uma vez que ele acenda, você pode ter que esperar até 30 minutos para que o fogo da graxa desapareça. Ele também sugere experimentar uma frigideira de ferro fundido. “Isso realmente dá aquela crosta que você está procurando. A chave é deixar sua frigideira toda em metal sobre o fogo por dois a três minutos antes de colocar o bife ”, diz Wolf.

Mantenha o tempero simples

Se você está acampando, tudo que você precisa é de sal de alta qualidade. Wolf prefere sal marinho por seu sabor forte.

Tenha um plano B

Sim, você vai surpreender seus amigos se você cozinhar perfeitamente um cordeiro inteiro cheio de ervas em um espeto. Mas você pode facilmente causar estragos em uma viagem de acampamento se você errar aquela receita elaborada e todo o seu grupo ficar com fome.

A sugestão de Wolf é ser ambicioso na sua refeição para o grupo, mas proteja suas apostas com algo que você sabe que não vai atrapalhar. “Não tenha medo de falhar – basta trazer uma segunda coisa para cozinhar”, diz ele. “Se você quiser cozinhar, divirta-se, mas traga algo que sabe fazer.” Os hambúrgueres são um excelente substituto.

*Texto publicado originalmente no site da Outside norte-americana.