Viciado em eficiência? Comece encontrando seu ponto mais baixo do dia

Por Jenny Earnest*

Meu nome é Jenny e sou  viciada em eficiência. Tudo começou na faculdade quando um professor disse a todos da nossa turma que usassem um aplicativo para registrar como passávamos nosso tempo. Logo não foi o suficiente para saber o quanto eu estava trabalhando. Eu também queria saber o quão bem eu estava trabalhando. Quatro anos depois, agora passo meu tempo livre devorando a mais recente sabedoria de escritores como Tim Ferriss e Marie Kondo.

Minha mais recente obsessão é Quando: Os Segredos Científicos do Timing Perfeito de Daniel Pink. Pink descreve o que ele se refere como o padrão oculto da vida cotidiana – a ideia de que cada um de nós tem um “vale” único, um momento específico durante 
o dia em que nossa energia e nosso humor são gravemente sinalizados. Embora não haja como evitá-lo, Pink acredita que podemos maximizar nossa produtividade planejando em torno disso. O primeiro passo é registrar seu comportamento em um rastreador de tempo diário por uma semana para descobrir quando ocorre o ponto baixo. A cada 90 minutos, começando às 7 da manhã, você responde a três perguntas: O que estou fazendo? Quão mentalmente alerta eu me sinto? Quão enérgica eu sou? Meus dados mostraram meu período de baixa produtividade começa entre 3 e 4 da tarde e terminando às 5:30. Em outras palavras, meu horário de pico é das 10h às 15h.

Depois de identificar os seus períodos do dia, Pink oferece algumas sugestões que qualquer pessoa pode usar para aproveitar melhor o tempo. (Por exemplo, muitos de nós perdem nossas horas de trabalho mais produtivas no e-mail.) Mas eu queria realmente otimizar minha programação diária. Para esse fim, planejei um teste de três semanas. Na primeira semana, trabalhei durante o meu período de menor produtividade. Na segunda, marquei meu horário de almoço para esse horário. No terceiro, fiz um almoço de uma hora às 12h30 e uma série de intervalos de dez minutos em outros pontos. Mantive um diário rigoroso, e o que a princípio pareceu um experimento altamente subjetivo produziu resultados surpreendentemente úteis.

Semana um

Trabalhar durante o meu período mais baixo é algo que fiz toda a minha vida e é exaustivo. Às 4 da tarde, muitas vezes tenho que me convencer a seguir em frente com um projeto. Antes do teste, eu passava pelo Twitter ou conversava com colegas no Slack. Mas agora eu tinha uma regra: sem quebras não programadas. Então eu prossegui. Na quinta-feira, eu recorri a comprar um spray com água termal para borrifar-me durante a crise da tarde. Isso não me ajudou a focar, mas de acordo com minhas anotações, com certeza me senti bem.

Segunda semana

Durante a segunda fase do meu teste, o tempo voou. Eu pretendia verificar todas as minhas tarefas mais exigentes (elaboração de relatórios, análise de dados, redação de propostas) até às 15:00. Então fiz uma pausa, deixando as coisas mais triviais na minha lista de tarefas (responder e-mails, encontrar fotos para Instagram da Outside USA) para o final do dia. Tentei várias estratégias de quebra: ir ao ginásio de escalada, praticar ioga em casa, fazer recados e tirar uma soneca. Foi feliz, mas meu cérebro ainda estava nebuloso depois. Muitas vezes me encontrava ficando até tarde no escritório, porque demorava mais para voltar à zona.

Terceira semana

Fazer o meu almoço por volta do meio-dia parecia uma ruptura – cortava meu fluxo matinal ao meio. Mas os intervalos de dez minutos eram salva-vidas. Preparar e comer um lanche saudável, dar um passeio pelo prédio e entrar nos escritórios dos colegas de trabalho para conversar eram as práticas que eu achava mais restauradoras. Se você não tiver uma cultura de escritório flexível, adicione suas pausas ao seu calendário e trate-as tão seriamente quanto uma reunião. Como Pink escreve: “O que é agendado é feito.”

O veredito

Eu fiquei com o cronograma da segunda semana, com um pequeno ajuste – eu trabalho ininterruptamente até o meio da tarde, depois faço uma pausa fora do escritório por volta das três. (Quebrar uma hora antes me dá tempo para me acomodar novamente.) O dia de trabalho passa muito mais rápido do que quando eu me forcei a almoçar às 12h30, o que destruiu completamente minha produtividade. Todo esse processo foi ótimo, mas sei que estarei inquieta novamente em breve. Alguém leu algum livro de mudança de vida ultimamente?

*Texto publicado originalmente na Outside USA.