4 dicas de quem já viajou de bike em 40 países e quatro continentes

“Onde diabos eu vou dormir hoje à noite?”, talvez está seja uma das situações mais comuns de quem sai para uma longa viagem, principalmente de bicicleta. Depois de passar quatro meses em uma cicloviagem da Inglaterra à Turquia, com um total de apenas cinco noites em acomodação paga, o escritor Tom Allen publicou no Adventure Journal algumas dicas para quem precisa fazer um acampamento mais “selvagem”.

De acordo com Tom, essa prática tornou-se quase perfeita, e não há um lugar em que ele não tenha conseguido encontrar um lugar livre para descansar à noite. Confira algumas dicas:

1. FALE COM PESSOAS

Se você não tiver certeza sobre o local onde seja acampar, pare e converse com as pessoas. Com certeza alguém ira te ajudá-lo a encontrar um local adequado para sua barraca.

2. SAIBA QUANDO PARAR

Se estiver pedalando em área aberta, reserve pelo menos uma hora para encontrar um local adequado para acampar. Você também precisará de tempo para verificar a área e montar seu acampamento antes de escurecer. 

Se você estiver em uma local movimentado, explore um pouco, jante e, em seguida, pegue a estrada para o seu local de acampamento. Não é o ideal, mas é improvável que você seja notado depois de escurecer, a menos que você acene muito com seu farol. Esta não é a situação ideal, mas às vezes você só tem que dormir.

3. USE CAMUFLAGEM

Sua principal opção para dormir é sua barraca, obviamente. Tente obter uma em um tom discreto de verde. Isso lhe servirá melhor na grande variedade de ambientes que você pode encontrar durante a viagem.

Tire todos os rótulos brilhantes do lado de fora da barraca. Lembre-se de quão útil você pensou que os bits reflexivos em suas malas e pneus seriam à noite – bem, agora eles são úteis para mostrar aos motoristas que passam exatamente onde você está. Certifique-se de que eles estejam de costas para a estrada.

4. RELAXE, FICARÁ TUDO BEM

A mensagem principal é que você deve se preparar da melhor maneira possível e depois, quando estiver na estrada, nunca desista da convicção de que há um lugar esperando por você – tudo que você tem fazer é encontrá-lo. Essa crença é um dos motivadores mais poderosos que temos.