Mau tempo atingiu a montanha e um tcheco morreu. Equipes de resgate estão em busca dos brasileiros no Monte Fitz Roy

Dois escaladores brasileiros estão desaparecidos no Monte Fitz Roy (3.359 m), localizado na fronteira do Chile com a Argentina na região da Patagônia, desde sexta-feira (18), após uma tempestade que atingiu a montanha e vitimou um escalador tcheco.

“Tivemos um acidente na sexta-feira no Fitz Roy, um alpinista checa morreu, aparentemente de hipotermina, no trajeto errado na descida”, disse Carolina Codó, coordenadora de operações de resgate da Comisión de Auxilio de El Chaltén à rádio argentina FM Dimencion. O homem checo se chamava Thomas e tinha 37 anos.

Os dois brasileiros foram identificados como Leandro Ianotta e Fabrício Amaral. Eles informaram na sede do Parque Nacional Los Glaciares que regressariam no domingo. A última vez que eles foram vistos foi na sexta-feira ao meio-dia, antes do clima piorar.

De acordo com a coordenadora de operações, uma equipe de 15 montanhistas partiu às 22h desta segunda-feira (23h horário de Brasília), para as buscas de Leandro e Fabrício.

Nesta terça-feira um grupo de resgate deve passar através da parede do Fitz Roy pela via Franco Argentina, rota de escalada que os brasileiros planejavam fazer na sexta-feira.