Uma humilde bola de lacrosse alivia suas dores mais profundas

Por Joe Jackson*

Cinco anos atrás, decidi que queria ser um ultramaratonista. Ou, mais precisamente, alguém queria completar uma ultramaratona. Eu tinha acabado de começar como Gear Guy de Outside e achei que correr uma corrida de 50 milhas (80 km) ofereceria uma oportunidade de testar muitos equipamentos e métodos de recuperação. Mas eu fui apressado: eu escolhi impacientemente uma corrida de 50 milhas em três meses sem nunca ter corrido uma prova na minha vida.

Enquanto eu me rastejava pelo North Face Endurance Challenge na Califórnia, eu tive que lutar através de uma fascite plantar brutal no meu pé direito que surgiu na minha segunda semana de treinamento. Como não-corredoro, acabei de admitir que os ultrarunners existiam em alguma forma de dor perpétua a serviço do masoquismo do esporte e que eu teria que lidar com as injeções de dor na parte inferior do pé como uma faca quente no meu calcanhar… Até que um amigo caiaquista que trabalha como massoterapeuta me encorajou a gastar três dólares em uma bola de lacrosse.

“É, ouso dizer, a cura para a fascite plantar”, disse ele. “Apenas role seu pé com tanta força que chega a doer.” Desde que seguiu seu conselho, permaneci sem a fascite plantar – livre por milhares de quilômetros. E a bola de lacrosse não funciona apenas nos meus pés. É o que eu uso no mei pescoço quando ele trava, assim como quando meus quadris e posterior da coxa gritam para mim depois da minha primeira grande turnê de esqui da temporada.

gear guy
(Sarah Jackson)

Uma bola de lacrosse é a fita adesiva das ferramentas de recuperação. Seu pequeno tamanho permite que ele atinja e acalme os músculos menores. Mas não estou dizendo que trabalhar os ligamentos com uma bola de lacrosse é um método indolor de recuperação, mas a careta vale a pena, para ser capaz de levantar no dia seguinte e não ter que mancar durante uma sessão de corrida ou CrossFit.

Além de serem úteis, as bolas de lacrosse são baratas e abundantes. Passeie por quase todas as lojas de artigos esportivos e você encontrará uma. Uma engenhoca de aço inoxidável congelada vibrante é luxuosa, mas eu estaria sem sorte se quebrasse ou desaparecesse enquanto estiver viajando.

Você pode, é claro, usar uma bola de tênis se não quiser a intensidade de desenrolar os músculos rabugentos com uma bola de lacrosse densa e pesada. Mas pessoalmente, nada mais me deixa cavar nessas áreas raivosas para uma massagem profunda. Eu acho que, como um verdadeiro ultrarunner, eu comecei a amar a dor.

*Texto publicado originalmente na Outside USA.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo