Destinos de aventura na República Dominicana mostram o verdadeiro tesouro natural da ilha

Por Thaís Valverde

A República Dominicana é repleta de paisagens naturais que vão além das praias paradisíacas. Um quarto da ilha, por exemplo, é coberta por parques nacionais e reservas científicas. Florestas, mangues, cavernas, cachoeiras, serras, lagos, recifes de coral e santuários marinhos compõem um incrível destino disposto a ser descoberto por qualquer aventureiro.

Selecionamos cinco lugares que ficam em Puerto Plata e Samaná, regiões conhecidas pelo ecoturismo na ilha, com opções de mergulho, cachoeiras, cavernas, esportes outdoor, e muito mais.

27 Charcos de Damajagua

Os 27 Charcos de Damajagua é uma série de 27 cachoeiras escondidas e protegidas pelas montanhas do norte da República Dominicana, na comunidade de Imbert, em Puerto Plata. Com técnicas de canionismo, é possível fazer três passeios, em que se atravessa sete, 12 ou as 27 quedas. A primeira opção geralmente dura de duas a três horas e é de nível fácil. O passeio, que é feito somente com guias e inclui capacete, colete salva vidas, e sapatos para água, custa a partir de $500 pesos dominicanos, o que equivale a R$37.

Cabarete e Sosúa

Cabarete é uma vila a 40 minutos de carro no leste de Puerto Plata. Na praia que leva seu nome, as velas e pipas já fazem parte de paisagem. Na região ocorrem campeonatos importantes de esportes aquáticos, com atletas de surf, windsurf, kitesurf e SUP do mundo inteiro. Cabarete também é o point da vida noturna jovem e vibrante da República Dominicana.

A Playa Sosúa é uma das favoritas de quem pratica mergulho com cilindro ou snorkel, com fácil acesso a uma grande variedade de locais próximos à costa. A praia também é frequentada por muitos dominicanos, que aproveitam para ver o belo o pôr-do-sol de Sosúa.

Salto El Límon

El Salto El Limón é uma cascata de mais de 40 metros formada em um paredão esverdeado com musgos. A água cai formando linhas brancas em uma bela piscina de colocação azulada. Ela é considerada uma das cachoeiras mais bonitas do Caribe. A trilha beira um riacho e é aconselhável fazer o trajeto a cavalo, pois há muita lama e desníveis – mas é possível ir a pé com galochas disponíveis no local. Para quem não sabe andar a cavalo, voluntários acompanham durante o passeio.

Parque de Los Haitises

O Parque Nacional Los Haitises é um dos 18 parques nacionais do país. Los Haitises é uma área que se estende por 1.600 km² com formações rochosas de 30 metros que se projetam para fora da água. Inclusive, um dos filmes de Jurassic Park teve cenas filmadas ali. Entre as rochas existem mangues, rios e cavernas com pinturas rupestres dos povos Tainos, habitantes nativos da região. É também um verdadeiro santuários de pássaros, com mais de 200 espécies identificadas.

Quer saber mais da República Dominicana? Confira a reportagem completa na edição de fevereiro e março de 2019 da revista Go Outside.