Os objetos indispensáveis de Alex Honnold

Famoso por suas escaladas ousadas e estilo de vida minimalista, o californiano revela as coisas sem as quais não consegue viver

Alex Honnold em seu novo furgão-moradia (Foto: Max Whittaker)

O escalador é conhecido por seu minimalismo, tanto na parede quanto na vida. Mas há alguns itens que ele julga essenciais

No dia 3 de junho, o californiano Alex Honnold se tornou o primeiro escalador do mundo a mandar, em free solo (sem nenhum equipamento de proteção) os quase 1.000 metros do El Capitan, no Yosemite (pela via Freerider, um 9b na graduação brasileira). O feito é ainda mais impressionante considerando o tempo que ele levou para realizá-lo: apenas 3 horas e 56 minutos.

Mas a fama de escalador ousado não é tão recente: Alex já era conhecido por suas muitas subidas arriscadas no estilo, por paredes rochosas do mundo todo. O atleta também é famoso por seu estilo de vida peculiar: há anos, ele vive em um furgão adaptado, sempre na base da próxima escalada (ele ganhou um modelo novo no ano passado). Mas mesmo uma vida que dispensa luxos também tem alguns itens necessários. Perguntamos a Alex o que ele considera indispensável, e estas foram suas respostas:

MOCHILA

O modelo Northe Face Cinder 32 tem um tamanho médio que eu levo para todo lugar e carrega tudo que preciso: minha corda, cadeirinha, mosquetões e outras peças, sapatilhas, água, comida e uma jaqueta. Com isso, estou preparado para um dia inteiro.

FONES DE OUVIDO COM CANCELAMENTO DE RUÍDO

Meu modelo favorito para viajar é o Bose Quiet Comfort 35. Escuto muitas trilhas sonoras de filmes. Costumo cair no sono com a trilha de Avatar ou Gladiator – são muito tranquilas. Fiz a trilha para chegar aos Cerros na Patagonia, ouvindo a trilha de Batman. É a trilha mais linda que você poderia  imaginar.

 

GARRAFA DE ÁGUA

Eu só bebo água, e geralmente de uma garrafa da Nalgene. É pequena o suficiente para conseguir colher águas de riachos. Na Patagônia, há tanta água fresca que nunca é necessário carregar mais do que meio litro. Também gosto do material, um plástico duro, pois a garrafa serve como rolo de massagem em qualquer lugar.

 

CAFÉ-DA-MANHÃ

Tenho uma rotina de café-da-manhã bem estabelecida. Como uma granola à qual eu adiciono sementes de chia e de linhaça, e leite de cânhamo. Venho comendo o mesmo café-da-manhã há seis meses. Às vezes preparo a mistura na véspera, e só adiciono o leite de manhã. Tenho acordado muito cedo, às 4h45, então é ótimo só adicionar o leite, comer e estar pronto para sair. Também é uma refeição bem balanceada, com carboidratos e proteína.

 

CAPA DE CELULAR RESISTENTE

Uso meu iPhone todos os dias, ele fica no meu bolso em todas as escaladas que faço. Mas preciso de uma capa resistente para ele, para que eu não destrua a tela quando escalo chaminés. Este modelo, a Pelican Adventure Case, tem funcionado bem.

 

DIÁRIOS

Sempre levo dois diários. Um é apenas para escaladas, onde anoto todas as vias que escalo em um formato muito específico: “Escalei esta via neste dia, e levou este tempo”. É tudo muito clínico e estéril. Meu diário de escalada é um caderno Mead Five Star. A anotação do El Capitan no dia 3 de junho é: “03/06/17. Freerider. 5.12D. Solo!!! 3h56m. Me senti incrível, suave e impressionante”.

 

COMPARTILHAR