Análise nostálgica

ADAGA VOADORA: O base jumper e piloto de wingsuit Jeb Corliss (Foto: Tom Solo)

Um dos maiores e mais consagrados base jumpers do mundo, o norte-americano Jeb Corliss, 41, é conhecido pelas dezenas de saltos ousados que já realizou. Em 2012, virou notícia depois do acidente durante um voo de proximidade em Table Mountain, em que colidiu com uma rocha e quebrou os dois tornozelos, três dedos do pé e uma fíbula. Em 2013, já recuperado, realizou um dos voos mais arriscados de que se tem notícia até hoje, passando pelo estreito vão de uma formação rochosa no monte Jianglang, na China. Em 2006, Jeb também chamou a atenção do mundo todo ao tentar saltar do Empire State Building, em Nova York – o salto acabou não acontecendo, pois ele foi preso pela polícia local antes de conseguir voar.

Recentemente, Jeb começou a postar videologs em seu canal no YouTube, relembrando alguns dos grandes momentos de sua carreira. No quinto episódio, ele assiste e comenta cenas gravadas quando realizou um outro salto marcante: da Torre Eiffel, em Paris, em 2000. “Foi um dos saltos mais assustadores da minha vida. Treinei muito para realizá-lo, mas tínhamos uma janela de tempo de apenas 1.5 segundo para abrir o para-quedas sem que ele colidisse com nenhuma parte da estrutura”, conta, no vídeo.

As imagens começam mostrando Jeb e o amigo que saltou com ele analisando a torre ainda do chão, depois acompanham seu caminho até a segunda plataforma de visitação, onde os pilotos vestem seus equipamentos e pulam as cercas de proteção, seguindo para as imensas vigas de ferro que compõem a torre. “Tinha até esquecido que isso aconteceu, mas bem nesta hora chegou uma família de turistas. A cara da menininha ao nos ver nos preparando para saltar é muito engraçada”, comenta.

No fim do vídeo, após o salto, Jeb e seu amigo são interceptados pela segurança, mas um terceiro integrante da equipe rapidamente se aproxima deles e resgata a câmera de vídeo, para garantir que a filmagem do evento seja preservada. Jeb e o amigo foram liberados pela segurança, que confiscou todo o equipamento dos pilotos, inclusive capacetes e joelheiras. Mesmo assim, Jeb parece feliz e realizado com o salto, tanto à época quanto atualmente, ao analisar sua aventura de 17 anos atrás. “É muito interessante ter um sonho e lutar contra todo o seu medo e sua dúvida para realizá-lo. Foi um momento marcante e definitivo em minha vida”, diz.

Vale a pena conferir o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=E619v0d6VFY







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo