Desde 2001, a treinadora profissional Candace Shadley e sua equipe Trek Dirt Series ensinaram mais de 10 mil ciclistas – homens e mulheres – a se tornarem melhores ciclistas de mountain bike. Se você quer ‘socar a bota’ ou ‘zerar nas trilhas’ pela primeira vez, estas nove dicas irão ajudá-lo a ficar mais confortável com a mountain bike.

# 1 Seja forte e flexível

Quando você está subindo ou pedalando por uma trilha suave, muitas vezes você quer ficar no selim. Mas quando você estiver em terreno técnico, especialmente descendo, fique de pé em seus pedais com uma leve inclinação nos joelhos, cintura e cotovelos. É uma postura atlética que ajuda a absorver lombadas na trilha. E cria um quadro para evitar que você seja empurrado pelo processo.

(Justa Jeskova)

+ Rocky Mountain Games realiza prova de mountain bike em Campos do Jordão
+ O vídeo insano de um mountain biker ‘descendo uma árvore’

# 2 Melhore o seu equilíbrio longitudinal e lateral

Quando você está subindo inclinações íngremes é importante seguir em frente com sua bicicleta. Coloque seu peso para frente enquanto sobe para manter o controle da roda dianteira. Mude o seu peso para trás enquanto desce para manter a sua bicicleta equilibrada e para evitar ser arremessado sobre o guidão. Em curvas fechadas, coloque o seu peso para o lado de fora para contrabalançar a tração para dentro.

(Logan Swayze)

 # 3 Peso e equilíbrio

Para pular um tronco, saltar, ou andar em trilhas com “lombadas” exige saber controlar o peso e equilibrar sua bicicleta. Às vezes é uma roda de cada vez. Outras vezes isso acontece simultaneamente. Em ambos os casos, comprimir e liberar, além de criar e controlar a pressão, tornará sua pilotagem mais dinâmica e fluida.

(Logan Swayze)

# 4 Aprenda a usar ambos os freios

Use seus freios como dimmers e não interruptores de luz. Isso ajudará você a controlar sua velocidade enquanto percorre a trilha e você parará de forma eficiente e eficaz quando quiser.

(Anne Keller)

# 5 Ande com a bicicleta certa

Saiba onde e como você pedala, e onde e como você quer pedalar no futuro. Com a ajuda de um revendedor especializado, encontre uma bicicleta que se adapte ao seu estilo e ao terreno onde você mora.

(Anne Keller)

# 6 Progressão é tudo

O sucesso gera confiança e a confiança gera sucesso. É tentador dar um grande salto em um dia, mas você vai mais longe dando pequenos passos. Mova-se gradualmente e será menos provável que você se machuque pedalando.

(Logan Swayze)

# 7 Pense positivo

Se você entrar na trilha pensando que pode cair, adivinhe? Você provavelmente vai cair. Você vai ficar rígido olhando para o lado com seu peso de volta, e isso não é uma receita para o sucesso. Se você acha que pode encarar com a bike o trajeto, provavelmente estará olhando para frente, mantendo-se focado e equilibrado em sua bicicleta.

Sujeira Série Lost Lake Whistler cross country mountain bike mtb mulheres xc
(Justa Jeskova)

# 8 Olhe adiante

“É a chave para tudo que você faz: Você vai para onde você olha, então olhe para onde você quer ir ”, diz Shadley. E não olhe apenas com os olhos – sua cabeça, tronco, quadris e joelhos devem apontar para onde você está indo.

(Anne Keller)

# 9 Lembre-se de seus sucessos

Reconheça as quilometragens que você já fez, os desafios técnicos que você superou e os grandes elementos de cada pedal, e você estará ansioso para encarar novamente a terra com a sua bike.