Correr para emagrecer


TREINO COMPLETO: Além do esporte, é essencial uma boa alimentação

Correr é uma excelente ferramenta para aumentar nosso metabolismo e, portanto, um importante coadjuvante para se perder peso quando associado a dietas de restrição calórica. Em outras palavras, só correr é metade do caminho para emagrecer. A outra metade dependerá 100% de seus hábitos alimentares.

É comum depois de um “abuso com o garfo” buscarmos na corrida a válvula de escape para compensar nossos exageros. Isso pode ser uma excelente “saída de emergência” para os dias de festas ou escorregadas de gula. Mas é errado se for a base do seu relacionamento com a corrida. O efeito muitas vezes é inverso, e ficamos mais inchadas e muitas vezes mais gordas ao fazer isso sempre. É fato que a corrida aumenta a queima calórica, mas o que devemos fazer para perder peso de fato?

Os treinos longos de corrida são os prediletos de muitas mulheres porque se localizam dentro de nossa zona aeróbia, utilizando como principal fonte de energia a gordura. No entanto, saiba que é obrigatório comer uma porção de carboidrato a cada 1 hora ou 50 minutos de treino para fornecer a nosso organismo a matéria-prima necessária para a combustão da gordura como fonte de energia durante sua corrida.

Do contrário, sem matéria-prima e sem a presença do carboidrato, ou seja, treinar sem comer por mais de 1 hora, você vai deixar sua gordura intacta. E terá que queimar musculatura como fonte de energia durante a corrida. Isso vai descompensar, mais cedo ou mais tarde, seu metabolismo. Sem imaginar o porquê, acabamos vítimas do “ataque à geladeira”.

Os treinos intensos (acima da zona aeróbia) são os mais eficientes para emagrecer, porque usam mais gordura do que os treinos de baixa intensidade. Depois desse tipo de esforço, nosso metabolismo fica mais alto durante pelo menos 24 ou até 48 horas, usando a gordura como principal fonte de energia para nossa recuperação.

Aquela estória de que os treinos que emagrecem devem ser de baixa intensidade não faz sentido. Isso porque, apesar de utilizarem a gordura como principal fonte de energia, depois que você encerra a sessão de treino o metabolismo fica no zero a zero. Já no treino de alta intensidade, apesar de não utilizar a gordura como principal fonte de energia, ele utilizará mais gordura do que os treinos de baixa intensidade e ainda manteremos o metabolismo mais alto por pelo menos 24 horas.

Por fim, lembre-se de que os treinos de qualidade não devem ser feitos sucessivamente. São treinos indicados para dias intercalados e, no máximo, duas vezes por semana, para o organismo assimilar o esforço.

Uma relação madura entre comer e treinar, comer durante os treinos longos, fazer treinos intervalados, fazer treinos de tiro e descansar é o caminho mais eficiente para você usar o poder coadjuvante da corrida para perder peso de fato.

Cristina Carvalho é atleta e co-fundadora da assessoria esportiva Projeto Mulher (www.projetomulher.com.br) e do Núcleo Aventura (www.nucleoaventura.com.br).







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo