Lugar de criança é na natureza!

Cris Carvalho, nossa colunista de treinamento, conta por que lugar de criança feliz é no mato, debaixo do sol ou até molhada de chuva


FÉRIAS!: Crianças em um dos acampamentos organizados por Cris

É verdade que a educação de nossos filhos começa dentro de casa, e que o ponto de partida são nossos próprios hábitos.

Aquela infância descalça, com “amarelinha”, “elástico”, “queimada” e outras tantas brincadeiras, está cada dia mais distante, enquanto os computadores e jogos eletrônicos tornam-se cada vez mais fantásticos e sedutores para a atenção infantil.

É comum em várias famílias o uso controlado dos eletrônicos com a finalidade de proteger o universo infantil. No entanto esse tipo de proibição acaba virando um contrassenso, já que os laptops, celulares, Ipads e outros aparelhos estão tão presentes também em nossas vidas de adultos.

Logo o desafio é o uso equilibrado destes recursos .

As férias de meu filho, o Luigi, há anos envolve uma semana no acampamento de aventura que organizamos para crianças de 4 a 13 anos. Trata-se de um acampamento onde dormimos, todos, em barracas de verdade, usamos fogueira para esquentar as crianças, lanternas para andar no mato à noite e onde usamos canoagem, bicicleta, escalada, mapas, bússolas e muitas brincadeiras como entretenimento ao longo dos cinco dias e quatro noites que dividimos com uma turma de 35 a 40 crianças.

No acampamento, quando não há nada para fazer, a brincadeira é andar no slackline (espécie de corda bamba), comer carambola no pé da árvore, jogar bola, deitar na grama, secar tênis molhado na fogueira, queimar marshmallow no fogo, ouvir estórias ou encostar uns nos outros e descansar… Na volta, o resultado é surpreendente: a bicicleta tornou-se um dos brinquedos favoritos do Luigi. A regra, dessa forma, se impõe, e rapidamente faço uma revisão de uso de meu laptop para postergar os efeitos que aqueles dias de aventura trouxeram à vida do Luigi…

Lugar de criança feliz é na fazenda, na praia, nas praças, nos parques, nos clubes, debaixo do sol ou molhada de chuva.

Faça sua parte!

Cristina Carvalho é atleta e co-fundadora da assessoria esportiva Projeto Mulher (www.projetomulher.com.br) e do Núcleo Aventura (www.nucleoaventura.com.br)