Brasil Ride: falta pouco!

Em outubro é a vez de a Brasil Ride reunir mountain bikers do mundo inteiro em seus 600 km divididos entre 7 etapas pela Chapada Diamantina


PEDALA!: A competição deste ano promete ser
um grande desafio para os mountain bikers
(Foto: Aliriode Castro)

Criada em 2010, a ultramaratona Brasil Ride é o maior desafio de mountain bike já realizado em solo brasileiro. O palco da competição é a Chapada Diamantina, na Bahia, e será disputada de 23 a 29 de outubro. As duplas vão percorrer cerca de 600 quilômetros, divididos em sete etapas. Mesmo com apenas um ano de existência, a ultramaratona entrou de vez para o calendário esportivo. Até agora conta com a participação de 300 atletas do mundo inteiro, entre amadores e profissionais.


Em 2010, as camisetas amarelas (categoria masculina), azul (categoria máster), verde (categoria mista) e vermelho (categoria feminino) foram utilizadas para classificação. A novidade deste ano é a "camisa branca" para as duplas brasileiras mais rápidas. “Criamos esta nova camisa para valorizar e destacar a garra dos brasileiros”, afirma Mario Roma, organizador da prova.

Outra boa novidade: a terceira etapa do desafio de 2011 também trará um novo conceito, o do circuito cross-country (XCO). Diferentemente das outras, esta será dividida em dois blocos, onde amadores e profissionais largam lado a lado. Para Mario Roma, é uma oportunidade única para incentivar ainda mais a competição entre os participantes.

Abraão Azevedo (Brasil), Jennifer Smith (Nova Zelândia), Robert Novotny (República Tcheca) e Ivonne Kraft (Alemanha), os primeiros colocados das categorias do ano passado, estarão presentes e devem se destacar em 2011 também. Bärti Bucher, que já conquistou diversos títulos em ultramaratonas, incluindo vários na sul-africana Cape Epic, vem para o país acompanhado do campeão suíço master de ultramatatona Hansjuerg Gerbere.

Outra boa aposta é Roberto Heras, tricampeão da Volta da Espanha e campeão de uma etapa do Tour de France. O espanhol estreia este ano na Brasil Ride e promete dar o sangue para conquistar as primeiras colocações. Vale a pena também torcer pelos brasileiros Fernando Cesar, Daniela Genovesi, Uirá Castro e Gustavo Santos, novatos na competição.

Para nós, a melhor forma de acompanhar todos os momentos do desafio é pela internet. O site da Brasil Ride (www.brasilride.com.br) disponibilizará de forma gratuita as informações de todas as etapas, além de atualizar diariamente a galeria de fotos, vídeos e a tabela de classificação.

A organização explica que atrair patrocinadores é uma das principais dificuldades, mas que a localização do evento também é um grande desafio. São mais de 350 pessoas envolvidas no staff, 6 mil refeições a ser preparadas, 80 mil litros de água para todos, entre outras necessidades de infraestrutura. Tudo para que a competição seja impecável.

As incrições para a Brasil Ride são limitadas e custam R$ 2.500 por pessoa, em até quatro vezes no cartão de crédito. Estão inclusos alojamento, café da manhã e jantar, camisetas, mochila, serviços médicos e brindes. Saiba mais no site oficial da Brasil Ride.


SOCANDO A BOTA: Paisagens inesquecíveis aguardam os ciclistas
(Foto: Alexandre Cappi)

Etapas:


1ª Etapa (Prólogo)
Data:
23 de Outubro, 2011 largada às 12h00
Largada / Chegada: Mucugê / Mucugê
Distância: 12,40 quilômetros
Altimetria: 153 metro
Tempo limite de prova: 3 horas


2ª Etapa

Data: 24 de Outubro, 2011 largada às 6h00
Largada / Chegada: Mucugê / Rio de Contas
Distância: 146 quilômetros
Altimetria: 3372 metros
Tempo limite de prova: 11horas e 30 minutos


3ª Etapa

Data: 25 de Outubro, 2011 largada às 10h00
Largada / Chegada: Rio de Contas / Rio de Contas
Distância: 24 quilômetros (circuito XC com 4 voltas)
Altimetria: 700 metros
Tempo limite de prova: 4 horas

4ª Etapa
Data: 26 de Outubro, 2011 largada às 8h00
Largada / Chegada: Rio de contas / Rio de Contas
Distância: 83,5 quilômetros
Altimetria: 1746 metros
Tempo limite de prova: 9 horas

5ª Etapa

Data: 27 de Outubro, 2011 largada às 7h00
Largada / Chegada: Rio de Contas / Rio de Contas
Distância: 95,7 quilômetros
Altimetria: 1750 metros
Tempo limite de prova: 10 horas


6ª Etapa

Data: 28 de Outubro, 2011 largada às 7h00
Largada / Chegada: Rio de Contas / Mucugê
Distância: 128 quilômetros
Altimetria: 1716 metros
Tempo limite de prova: 10 horas

7ª Etapa

Data: 29 de Outubro, 2011 largada às 8h00
Largada / Chegada: Mucugê / Mucugê
Distância: 107,8 quilômetros
Altimetria: 902 metros
Tempo limite de prova: 9 horas