Neve no Brasil?

O fotógrafo André Ferreira dedica-se a "caçar" neve durante os invernos rigorosos no sul do país


INCOMUM: André procura por locais inusitados e repletos de neve

Por Mariana Mesquista, da Go Outside online

Depois de alguns anos trabalhando com filmagens em trilhas na região serrana no Sul do Brasil, o aventureiro e fotógrafo André Ferreira começou uma busca pouco tradicional: registrar cenas com neve em pleno território brasileiro. Com sua câmera, ele já captou paisagens dignas de uma Europa no inverno em estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Curiosos com o trabalho de André, resolvemos bater um papo com esse fotógrafo para entender como ele faz suas "caçadas".

GO OUTSIDE: Como foi seu primeiro contato com a neve no Brasil?
André Ferreira: A primeira grande nevasca que fotografei foi em 1996, no morro da Igreja, em Santa Catarina, com meu amigo Julio. Saímos de Florianópolis em um carro comum e carregamos apenas algumas roupas quentes. Como chegamos lá por volta das 10h, conseguimos subir pela estrada asfaltada sem maiores problemas. Levei minha Cannon A-1 e fotografei para valer. As dificuldades são a pista escorregadia e, obviamente, o frio, cuja sensação era de uns -17ºC. Depois disso, em 1998, ocorreu novamente uma grande nevasca, e lá voltei com mais dois amigos. Ficamos até a noite nos divertindo e "curtindo" a neve com várias pessoas da cidade.

Depois, em 1999 e 2000, o tempo frio ensaiou mais umas temporadas de neve na região, sem, no entanto, acumular tanto quanto nas nevascas anteriores.

No ano passado, em agosto, é que aconteceu então uma gigantesca nevasca. Recentemente, com o grupo oficial de "caçadores de neve", formado por mim e meus amigos Julio, Kido e Zeca Pires, peguei um pouco de neve e muita geada na região de Urubici. Lá enfrentamos uma sensação térmica de -25ºC nos campos de Santa Bárbara, no Parque Nacional de São Joaquim.

Qual é o melhor momento em suas viagens de caça à neve?
É quando você está chegando a um lugar e começa a avistar os primeiros topos de montanha brancos e os primeiros flocos de neve caindo. É um momento de emoção! Fora isso, é ótimo ver as pessoas e as crianças divertindo-se na neve e ouvir os relatos dos turistas nos cafés, restaurantes e pousadas locais. É emocionante presenciar este fenômeno no Brasil, considerado um país tropical.


DIVERSÃO: A neve faz a alegria de todos os que se encatam com o fenômeno!

Qual a melhor paisagem que você fotografou?
O morro da Igreja, em Urubici, com a estrada de acesso e as paisagens cobertas de neve a perder no infinito.

Qual a próxima previsão de neve?
Há previsão de uma grande frente fria para o início de agosto. Certamente estarei por lá fotografando e filmando, desta vez em locais mais inusitados e diferentes.

Confira a seguir outras fotos de André, nosso caçador oficial de neve: