Batida diferente

Difícil pensar numa criança que nunca prendeu um copinho plástico entre o pneu e o freio da bicicleta para imitar o barulho de uma moto. Acontece que o sonoplasta e compositor brasileiro Roger Lima levou a brincadeira muito adiante. “Música, sons e bicicletas são minhas paixões desde pequeno”, diz.

Influenciado pela diversão do passado, ele pegou sua mountain bike Specialized e tirou vários sons dela. Em seguida, produziu um clipe da composição. “O objetivo deste vídeo (veja acima) foi liberar minha criatividade de forma que envolvesse as coisas que gosto e juntar tudo numa única mídia”, explica Roger, que mora há 11 anos nos Estados Unidos. “Afinal, não é toda hora que posso compor, editar e andar de bicicleta num mesmo projeto.” O vídeo também ajuda a entender de onde cada som é tirado.

A música Specialized Beats fez sucesso: foi destaque no blog da revista Wired e no site de estilo Core77, entre outros. A própria Specialized tuitou o link do vídeo.

Segundo Roger, toda a produção, desde a captação até a edição final, levou cerca de 25 horas. “Primeiro elaborei a batida e depois gravei os sons usando um metrônomo, para facilitar a pós-produção”, revela. “O resultado me agradou mais do que eu imaginava.”

“Você uma espécie de Hermeto Pascoal das bicicletas?”, quisemos saber. “Eu nem me atrevo a comparar o meu som com o do Hermeto. O cara é um gênio da música brasileira, que improvisa até com galinhas e porcos. Mas, com certeza, ele me inspira muito na minha carreira de músico e sonoplasta”, finaliza Roger.


LONGE DA MESA DE SOM: Roger fazendo o trivial com sua bicicleta







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo