Faca FlashPoint: prática e ágil

O Gear Junkie, nosso colunista de equipamentos, escreve esta semana sobre a faca FlashPoint da Buck Knives

Com uma sutil puxada que requer apenas um dedo, a faca FlashPoint da Buck Knives se abre e revela sua lâmina robusta serrilhada de 7,6 centímetros. Diferentemente do que acontecia com diversas facas de bolso antigamente, em geral duras e difíceis de serem abertas, hoje empresas como a Buck Knives baseiam seu sucesso em designs práticos que revelam a lâmina num piscar de olhos.

Facas fáceis de abrir já existem no mercado há anos, mas os fabricantes continuam a inventar jeitos novos de projetar e vendar produtos que podem ser acionados rapidamente usando-se apenas uma mão.

A faca FlashPoint, que a Buck lançou este ano, não é um pseudocanivete suíço ou uma faca com “abertura automática”. Não há molas que fazem a lâmina se estender. Em vez disso, a lâmina tem uma extremidade cega arredondada que fica exposta quando a faca está dobrada e que se fixa em um ponto de pivô (articulação).

É assim que funciona: segure a faca na sua mão direita, puxe a trava deslizante com seu dedão para destravar a lâmina, depois arraste o dedo pela parte de cima denteada. Pronto, a lâmina se abre, com a ponta erguendo-se e travando na posição.

A Buck chama esse design com pivô de “tecnologia safe spin”, utilizada em mais de uma dúzia de facas em seu catálogo. Além de fácil acesso, esse recurso acrescenta segurança ao manter seu “dedo abridor” no lado oposto ao do fio da lâmina.

A Buck produz a faca, cujo nome oficial é Model 770 FlashPoint, com uma lâmina de aço inoxidável 420HC e cabos de alumínio anodizado forjado. Inserções de borracha no cabo ajudam a segurar a faca com firmeza.

A faca fica com 18 centímetros quando aberta e 11,5 centímetros quando fechada. Um pequeno mosquestão no cabo permite que você prenda a FlashPoint no cinto, mochila ou equipamento de escalada. Na parte da trás da faca, há um clipe para cinto removível.

Seu preço de varejo é de US$ 52. Ela vem nas cores laranja, azul e preto. A empresa (www.buckknives.com) anuncia que a faca é para trekking, escalada, camping e usos “pela casa” que requeiram rápido acesso.

–Stephen Regenold escreve sobre equipamento outdoor e é criador do site www.gearjunkie.com.