Como você transporta seu equipamento?

Nosso colunista Amendoim escreve sobre a dura tarefa de transportar os queridos equipamentos de canoagem e SUP

É sempre uma incógnita na hora de levar sua prancha ou canoa. Trata-se de um detalhe que ajuda ou atrapalha no desenvolvimento do esporte.

Quando surgiram as canoas havaianas de seis lugares (oc6) no Brasil, a maior dificuldade para a proliferação do esporte foi a questão de como transportar da fábrica para os clubes que estavam brotando ao redor do litoral. Tratando-se de uma embarcação de 14 metros, a única solução foram os caminhões.

Por conta da burocracia do sistema de transporte no Brasil, as pessoas dependem de uma licença especial para poder arrastar uma carreta atrás do carro que capaz de suportar uma canoa de 14 metros. Depois apareceram as canoas de uma e duas pessoas (oc1 e oc2), que simplificaram a popularização do esporte, já que cabem no teto de um carro quase normal. Com carros maiores, tudo fica mais fácil. Mas quanto mais temos de aumentar nossos meios de transporte para que neles caibam todos os nossos brinquedos?

Em uma época onde a diminuição da poluição é uma questão importante, não podemos ir contra a maré e comprar um caminhão só para nos darmos o prazer de ter nosso “playground móvel”.

Já no stand-up paddle, o problema é menor, mas ainda temos que levar a prancha, que não são tão pequenas assim. Fora o trabalho de colocar e tirar, amarrar e guardar, temos que transportá-la com cuidado, pois as pranchas são delicadas.

Pensando nessas operações muito especiais de locomoção, empresas se especializaram no assunto,criando soluções para que você possa levar consigo seu brinquedo preferido. Existem hoje no mercado várias empresas investindo cada vez mais em soluções, e algumas muito criativas.

Muitas fábricas de carros, pensando no público que pratica esporte, estão começando a produzir carros com racks – e estão até dando ao carro nomes de marcas de roupas, para que a pessoa possa comprar o veiculo e já carregar seus pertences.

Hoje no Brasil o número de fabricantes de soluções para transporte de equipamentos vem crescendo, e já temos empresas especializadas no assunto exportando. Elas também estão olhando para os atletas e tentando buscar idéias e necessidades com quem usa de verdade, patrocinando atletas e equipes.

Segue abaixo uma relação de links onde você pode escolher a solução que se encaixa melhor no seu carro e continuar praticando seu esporte.

www.thule.com.br
www.yakima.com
www.eqmax.com.br
www.longlife.com.br

Alessandro Matero, o Amendoim, é atleta e treinador de canoa havaiana e stand-up paddle.