Paisagens naturais a bordo do selim

Por Redação

Que tal conhecer as paisagens naturais que ainda mantêm seus traços originais, a bordo do selim da bicicleta? Um convite irrecusável para qualquer mountain biker que se preze. Portanto, selecionamos seis parques nacionais brasileiros que permitem o uso da bike nas áreas e que também oferece estrutura para os ciclistas. Confira:

Parque da Serra do Cipó (MG)

O Serra do Cipó é um dos parques nacionais mais estruturados para quem ama bicicleta. Tem roteiros para bikers de todos os níveis. A travessia da Serra da Lapinha, por exemplo, cruza uma antiga estrada perfeita para quem curte natureza bruta.

Parna Serra do Cipó – Acervo ICMBio

Parque do Pau-Brasil (BA)

Criado para proteger a fauna dessa região do sul da Bahia, o Parque Nacional do Pau-Brasil ganhou recentemente 28,5 quilômetros de trilhas sinalizadas, que podem ser percorridas sem a companhia de um guia. Um camping montado a um quilômetro de uma bela cachoeira possui capacidade para acomodar até 30 pessoas.

Parna Pau-Brasil – Acervo ICMBio

Parque da Chapada Diamantina (BA)

O parque que protege um extenso altiplano de até 1.200 metros de altitude é fonte inesgotável de água, com inúmeros rios e cachoeiras. Conhecê-lo de bike é uma excelente opção: a partir da cidade de Lençóis, há trilhas de um dia até pontos turísticos como o Morro do Pai Inácio, o rio Roncador e o Poço Verde. Em Lençóis, há agências que operam voltas de bike de até uma semana.

Cachoeira do Buracão é uma das atrações mais visitadas da Chapada Diamantina – BA

Parque do Superagui (PR)

No litoral norte do Paraná, o Superagui protege uma área litorânea de mata atlântica que é uma extensa faixa de areia batida, bastante procurada por cicloviajantes.

Parque da Serra da Canastra (MG)

Um circuito de 200 quilômetros com partida e chegada em Delfinópolis (MG) fazem da Canastra uma das melhores opções do Brasil para se pedalar. O parque conta com paredões de rocha enfeitados por belas cachoeiras, com pontos de visitação sinalizados e estradões de terra perfeitos para serem rodados de mountain bike.

Parque de Aparados da Serra (RS)

O Parque Aparados da Serra fica na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este parque se destaca pelo relevo, com platôs com penhascos de até 700 metros de altura. A vista do topo do cânion Malacara é uma das melhores. A região é muito procurada por bikers que não se intimidam com subidas.